Expoesp fortalece movimento pela valorização do SUS

3 de setembro de 2009 - 11:43

Foto: Andréa Veras

A Expoesp é o momento de aprofundar temas e fortalecer o engajamento na construção do direito mais fundamental da vida humana, que é a saúde. Com essa afirmação, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes, abriu ontem a quarta edição do evento que este ano tem como tema Gestão em Saúde para o Fortalecimento do SUS – desafios e estratégias.
Pontes frisou que, ao longo de seus 16 anos de existência, a ESP-CE prima não somente pela formação e capacitação de pessoas, mas por estimulá-las a serem reflexivas e críticas. “A maciça participação de estudantes e profissionais, com vontade de trocar informações e debater, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, pontuou, acrescentando que quase 16 mil pessoas devem participar dos mais de 60 cursos e atividades que a ESP-CE vai realizar este ano.

Foto: Andréa Veras

O secretário da Saúde em exercício, Marcelo Sobreira, elogiou a maneira como o superintendente Haroldo Pontes vem conduzindo as atividades da ESP-CE. Ele ressaltou que o tema é oportuno, pois a gestão é uma grande preocupação do atual governo, que está reestruturando o atendimento especializado em saúde no interior do Estado. “Mas não é apenas a obra, temos o componente 2, que trata da formação das pessoas que vão trabalhar nessas unidades”, pontuou, lembrando que todos os gestores das 21 Policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas estão sendo submetidos a um processo seletivo, que inclui um curso de especialização realizado pela ESP-CE.  “Fazemos questão de profissionais qualificados, em vez de apadrinhados políticos”, ressaltou.

Foto: Andréa Veras

O secretário de Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne, aproveitou o momento para inteirar a platéia sobre o grande movimento nacional pela aprovação da Emenda Constitucional 29 no Congresso Nacional. Ele conclamou as pessoas a valorizar o SUS e completou dizendo que a Expoesp é um momento importante de valorização, pois mostra o que está sendo feito. “Esse é o momento de expor, debater e conhecer o trabalho que é feito e não é divulgado. Com iniciativas como essa é que ESP vem fazendo história no SUS”.

Foto: Andréa Veras

O secretário executivo da Secretaria da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, concordou com Mont’Alverne e afirmou que é possível sim ter um serviço público de saúde com gestão de qualidade. “Quando a ESP-CE coloca este tema em pauta, possibilita que as pessoas conheçam experiências que reafirmam essa possibilidade, até para que todos nós possamos ter uma noção do que está sendo produzido de positivo”.

Foto: Andréa Veras

O presidente do Cossems-ce, Policarpo Barbosa, afirmou que a Expoesp é uma grande festa municipalista, pois mostra a força dos municípios na construção do Sistema Único de Saúde. Segundo ele, a ESP-CE ajuda a consolidar o SUS pelo conhecimento e estímulo à produção científica. “Precisamos de gestão, de financiamento, mas se tivermos conhecimento, gestão e financiamento vêm a reboque”, ressaltou enquanto convidou os participantes a observarem e copiarem as boas idéias expostas no dia a dia de seus municípios.

Foto: Andréa Veras

O presidente do Cesau, Alci Porto, afirmou que foi muito oportuna a escolha do tema, cuja discussão vem a fortalecer nos gestores e profissionais o sentimento de participação, que a Constituição garante. Destaca ele que é preciso compartilhar o conhecimento “porque conhecimento sem distribuição de nada tem valor”.

Sobre o evento

A IV Expoesp prossegue até esta sexta-feira, dia 4 de setembro, das 8h às 17h, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará. Entre os destaques a serem abordados amanhã estão: Assistência Farmacêutica no SUS; Vigilância da Saúde; Gestão da Atenção Primária; Violência como uma epidemia silenciosa.

Evento: IV Expoesp
Tema central: “Gestão em Saúde para Fortalecimento do SUS: desafios e estratégias”
Realização: 2 a 4 de Setembro de 2009
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará. (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza, Ceará).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE