IV Expoesp reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde

1 de setembro de 2009 - 13:06

Começa nesta quarta-feira, 02/09, às 19 horas, a IV Expoesp. O evento prossegue com conferências e mesas-redondas na quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles). Esta edição discute o tema “Gestão em Saúde para Fortalecimento do SUS: desafios e estratégias”.  Considerada a maior exposição científica de saúde pública do Ceará, a expectativa é de que mais de 2 mil pessoas circulem na sede da ESP-CE, durante os três dias.

A IV Expoesp vai reunir 243 trabalhos científicos, apresentados por profissionais e estudantes da área de saúde, que vão compartilhar experiências de trabalho, pesquisa e do serviço. Segundo a coordenadora do evento, Sônia Felício, “esse intercâmbio é muito positivo, pois na Expoesp é possível que as pessoas tomem conhecimento do que está sendo vivenciado e pensado sobre saúde pública nos quatro cantos do Ceará e nos outros estados do país”, ressalta.
Participam como convidados mais de 50 conferencistas de instituições como a Escola Nacional de Saúde Pública, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de São Paulo (USP), Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e da própria Secretaria da Saúde do Estado e ESP-CE.
Entre os assuntos a serem tratados estão: Democracia e Gestão Participativa; Financiamento do SUS; Educação à Distância em Saúde; Saúde do Idoso; Combate à Violência e Promoção da Saúde; Vigilância em Saúde, Controle Social e Consórcios Públicos no SUS.
Sobre a Expoesp
A ideia de fazer acontecer a I EXPOESP surgiu em novembro de 2004, em Brasília, durante a Exposição da EXPOEPI do Ministério da Saúde, e em 2005 as ideias saíram do papel para a planificação, construção estratégica e concretização do evento.
Em sua primeira edição, realizada de 12 a 14 de setembro de 2005, a EXPOESP contou com a realização de painéis, mesas redondas, cursos, rodas de conversas, oficinas de trabalho e conferências com enfoques inovadores e sem perder de vista o foco na atenção integral e humanista. Foram apresentados 162 trabalhos, dentre os 286 analisados pela Comissão de Temas Livres. Entre as pesquisas foram demonstradas as experiências dos jovens residentes orientados por seus preceptores.
Na II EXPOESP, realizada de 24 a 25 de julho de 2006, os 154 trabalhos apresentados e cerca de 380 inscritos fizeram da ESP-CE uma seara fértil para apresentações e debates de temas importantes e formulação de propostas na área de saúde, educação, cultura e cidadania, conforme idealizado pelos organizadores do evento. O tema central escolhido foi “A ESP-CE na Construção do Conhecimento e do Controle Social”.
A III EXPOESP consolidou a exposição como o mais importante e completo evento científico estadual de Saúde Pública. Entre os dias 03 e 05 de setembro de 2008 cerca de 700 pessoas circularam na sede da ESP-CE, sendo 490 participantes inscritos e 170 trabalhos científicos apresentados. Cinqüenta trabalhos foram expostos na modalidade oral, número que superou o previsto, dada a qualidade das pesquisas apresentadas.
Confira as linhas de pesquisa

1. Assistência Farmacêutica
 2. Vigilância em Saúde
 3. Violência em Saúde
 4. Formação e Capacitação de Profissionais em Saúde
 5. Planejamento e Gestão dos Serviços de Saúde
 6. Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
 7. Controle Social e Direito à Saúde
 8. Atenção Primária à Saúde: Saúde do Idoso
 9. Atenção Primária à Saúde: Saúde da Mulher
10. Atenção Primária à Saúde: Saúde do Homem
11. Atenção Primária à Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente
12. Atenção Primária à Saúde: Saúde Mental
13. Atenção Primária à Saúde: Saúde Bucal

Evento: IV Expoesp
Tema central: “Gestão em Saúde para Fortalecimento do SUS: desafios e estratégias”
Realização: 2 a 4 de Setembro de 2009
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará. (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza, Ceará).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE