TSB chega a Aquiraz e Horizonte

28 de agosto de 2009 - 13:39

Aconteceram na sexta-feira, dia 21 de agosto, mais duas aulas inaugurais do Curso Técnico em Saúde Bucal, promovido pela Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará. Desta vez nos municípios-sede de Horizonte e Aquiraz.

Em Horizonte, o evento aconteceu pela manhã, com a presença do prefeito Manoel Gomes Farias Neto; do secretário municipal de Saúde, Jaime Ribeiro do Nascimento; da secretária de saúde de Ocara, Maria de Fátima Viana Góis; do coordenador de Saúde Bucal de Ocara, Marcus Vinicius Campos Aires e da coordenadora do curso TSB, Madeline Amorim.

Em Aquiraz a solenidade aconteceu no Centro Cultural Tecnológico e estavam presentes o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes; a Coordenadora do Curso Técnico em Saúde Bucal, Madeline Amorim, os representantes da 1ª. Coordenadoria Regional de Saúde, Telma Braga e Dr. Carlos, e a coordenadora da Atenção Básica de Aquiraz, Eliane Falcão Aquino dos Reis.

Sobre o curso

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, em parceria com as secretarias municipais de saúde, pretende capacitar 210 Técnicos em Saúde Bucal.

Com duração de 18 meses, o Curso de Técnico em Saúde Bucal formará 210 técnicos, tendo como finalidade formar profissionais como agentes de mudança da realidade na qual estão inseridos, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O Técnico em Saúde Bucal tem como atribuição ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção de doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista. Ele poderá supervisionar o trabalho dos auxiliares em saúde bucal e proceder à limpeza e anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares. Outra função do TSB é exercer as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentalizar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE