Cooperação Brasil Canadá – Inserção no mercado de trabalho é tema da 24ª missão

28 de agosto de 2009 - 16:03

Começa no próximo dia 01 de setembro a 24ª missão do Projeto de Intercâmbio de Conhecimentos entre o Brasil-Canadá para a Formação de Recursos Humanos por Competência nas Escolas de Formação em Saúde do Estado do Ceará.

A missão será conduzida pelo consultor Chamsedinne Ouerdianne, do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE), que retorna ao Brasil para dar continuidade às atividades iniciadas na 10ª e 14ª missões do Projeto, em 2008, com o objetivo de avaliar a formação técnica a partir de duas vertentes: a inserção dos egressos no mercado de trabalho e a satisfação dos empregadores do Sistema Único de Saúde (SUS) com a formação dos trabalhadores técnicos da área da saúde.

Segundo o consultor Chamseddine, “a gestão e a formação por competência englobam três etapas: a planificação da formação com base na análise do mercado de trabalho, a elaboração dos programas de formação segundo a abordagem por competência e a avaliação desse processo por meio da investigação do grau de satisfação dos empregadores do sistema com os técnicos formados, bem como a identificação do nível de empregabilidade desses trabalhadores”.

Embora as Escolas envolvidas no Projeto de Cooperação – Escola de Saúde Pública do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral e Sistema Municipal Saúde-Escola de Fortaleza – não tenham começado a ofertar os seis programas que estão sendo elaborados no âmbito do Projeto (Técnico de Apoio ao Acolhimento em Saúde, Técnico em Sistemas de Informação em Saúde, Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, Técnico em Cuidados Domiciliares, Técnico em Radiologia e Técnico em Prótese Dentária), elegeu-se a Formação Técnica em Higiene Dental da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) para aplicar a metodologia de avaliação adotada na Província de Quebec.

Na oportunidade da 10ª missão, em abril de 2008, um grupo de pesquisadores formado por representantes das instituições parceiras da Cooperação elaborou o Projeto de Pesquisa “Formação do Técnico em Higiene Dental: uma avaliação a partir da inserção no mercado de trabalho e da satisfação dos empregadores”, sob a coordenação da pesquisadora Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida, Coordenadora do Comitê de Investigação Científica da ESP-CE, sob a consultoria de Chamsedine Ouerdianne.

Durante a 14ª missão, foram capacitados os pesquisadores de campo, realizado o teste piloto dos instrumentos para avaliar o nível de clareza, a facilidade das respostas fornecidas pelos sujeitos da pesquisa, o tempo gasto para responder e a forma de abordagem e feitas as adaptações necessárias.

De acordo com Carmem Cavalcante, coordenadora brasileira do Projeto e integrante do grupo de pesquisa, o objetivo principal da 24ª missão é analisar o banco de dados da primeira etapa da Pesquisa (inserção dos egressos no mercado de trabalho) e planejar a segunda etapa, que trata da satisfação dos empregadores.

A missão que irá até o dia 11 de setembro, será realizada, inicialmente, no CETREDE, instituição que coordenou a coleta de dados por pesquisa telefônica, e, em seguida, na ESP-CE.

Atualmente, o grupo de pesquisa é composto por 10 pesquisadores, representantes da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, do Sistema Municipal de Saúde-Escola de Fortaleza, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia e da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Carmem Cavalcante ressalta que o grande objetivo é fazer com que as Escolas parceiras apreendam a metodologia de avaliação da satisfação, podendo aplicá-la em outros momentos, com público diferenciado e, principalmente, integrando-a às atividades dos projetos de formação técnica como item indispensável na gestão da formação por competência. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para determinar, tanto as melhorias desejáveis no programas de estudo, quanto na organização da formação técnica.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE