Mais uma turma de enfermeiros capacitados contra a dengue

26 de agosto de 2009 - 11:54

 
                                                                                                  Foto: Andréa Veras

 

 

A Secretaria da Saúde do Ceará, numa parceria entre Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom) e a Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realiza de 26 a 28 de agosto mais uma turma do Curso Assistência de Enfermagem aos Pacientes com Dengue. O curso vai acontecer no Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, 2.380, Meireles).

Nesta turma vão participar enfermeiros das coordenadorias regionais de saúde de Baturité, Aracati, Quixadá, Maracanaú, Caucaia e Fortaleza. Esta é a segunda capacitação de enfermeiros sobre o tema este mês de agosto. A primeira aconteceu de 19 a 21 de agosto e beneficiou enfermeiros das Coordenadorias Regionais de Saúde de Russas; Limoeiro do Norte; Tauá; Icó; Iguatu; Canindé e Itapipoca.

O programa de treinamento teve início em dezembro do ano passado e quase 200 profissionais foram beneficiados. A capacitação dos enfermeiros integra um conjunto de ações que visam à redução do número de mortes por dengue no Ceará.

Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Milena Bomfim, “o desafio continua centrado na busca de soluções que tornem os profissionais de saúde aptos a prestarem assistência de qualidade, em qualquer nível de atenção, aos pacientes com dengue, em todas as suas formas de apresentação.”

Temas

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o comportamento epidemiológico das atividades de controle e tratamento da dengue, o curso abordará temas como: Aspectos Epidemiológicos e Controle da Dengue, Aspectos Laboratoriais; Diagnóstico e Tratamento, Dengue com Complicações e Choque e Dengue em Crianças. A metodologia prevê palestras, discussão de casos clínicos, estudos de caso e avaliação.

Palestrantes

A metodologia prevê palestras, discussão de casos clínicos, estudos de caso e avaliação. São especialistas convidados: o médico Antônio Afonso Bezerra Lima e a enfermeira Djânula de Sousa, do Hospital São José de Doenças Infecciosas; Nilza Maria Santana Frota, do Hospital Infantil Albert Sabin; Kiliana Nogueira da Escóssia e Luciano Pamplona, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa;  Maria de Lourdes Lopes Lima, do Núcleo de Atenção Primária e Magna Renyldes do Núcleo de Especialidades da Sesa.

Confira a programação do curso

26/08 – Quarta-feira

Acolhimento e Entrega de Material
Abertura
Pré-teste
Aspectos Epidemiológicos e Controle do Dengue
Aspectos Laboratoriais
Fisiopatogenia do Dengue
Diagnóstico, Estadiamento e Tratamento
Dengue em Crianças
Cenários de Atuação do Profissional de Enfermagem no Atendimento ao Paciente com Dengue

27/08 – Quinta-feira

Dengue com Complicação e Choque
Organização de Serviços e Fluxo: atendimento de enfermagem ao paciente com suspeita de dengue
Exame Físico de Paciente com Suspeita de Dengue
Ficha de Notificação e Investigação Epidemiológica de Paciente com Suspeita de Dengue
Assistência de Enfermagem ao Paciente com Choque
Discussão de Casos Clínicos/ Estudo de Casos

28/08 – Sexta-feira
 

Discussão de Casos Clínicos/ Estudo de Casos
Plenária e Discussão/ Avaliação do Curso e Encerramento

NOTA: este cronograma está sujeito à alterações, caso seja necessária a inclusão de atividades importantes para o aprendizado dos alunos.  

Mais informações: 85 3101.1400

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE