ESP-CE abre cursos técnicos de Enfermagem e Saúde Bucal

20 de agosto de 2009 - 14:35

Foto: Andréa Veras

Investir na formação de nível médio para aperfeiçoar os serviços de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará tem sido um desafio para Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Nessa perspectiva, a Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE vem interiorizando os Cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.

Na manhã do dia 20 de agosto, foi realizada a aula inaugural dos cursos técnicos de Enfermagem e Saúde Bucal direcionados para profissionais dos municípios de Cascavel, Chorozinho, Euzébio, Horizonte, Itaitinga, Ocara, Pacajús e Pindoretama.

A abertura aconteceu, às 9 horas, no auditório da Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE e foi prestigiada pela coordenadora do Sistema Municipal de Saúde Escola, Ana Paula Brilhante, pelas coordenadoras dos cursos, Juliana Lucena e Madeline Amorim, e por representantes das secretarias de saúde dos municípios contempladas com os cursos.

Ana Paula Brilhante, ao falar em nome dos componentes da mesa, qualificou o início dos cursos como um importante passo dado no rumo da qualificação dos trabalhadores do SUS em busca da consolidação da rede de atenção de saúde básica com vistas à melhoria da assistência aos seus usuários. Ela reconheceu que “temos uma dívida enorme com o ensino de nível médio, mas estamos avançando na educação permanente, a partir do momento que investimos na formação dos técnicos de Enfermagem e Saúde Bucal, o que proporcionará um repensar nas práticas profissionais dessas categorias que têm missão significativa no atendimento básico aos usuários do SUS”.

Foto: Andréa Veras

Sobre os cursos

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, em parceria com as secretarias municipais de saúde, pretende capacitar 180 técnicos de Enfermagem e 210 técnicos em Saúde Bucal.

O Curso de Técnico em Enfermagem tem como objetivo formar profissionais como agentes de transformação da realidade na qual estão atuando. A metodologia utilizada é baseada na problematização, visando a assegurar que o aluno seja principal sujeito do processo ensino-aprendizagem, participando ativamente da construção do seu conhecimento. O objetivo é que ele entenda melhor o complexo processo saúde-doença, aplicando suas competências a essa realidade, otimizando a assistência prestada à população.

Com duração de 18 meses, o Curso de Técnico em Saúde Bucal formará 210 técnicos, tendo como finalidade formar profissionais como agentes de mudança da realidade na qual estão inseridos, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O Técnico em Saúde Bucal tem como atribuição ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção de doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista. Ele poderá supervisionar o trabalho dos auxiliares em saúde bucal e proceder à limpeza e anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares. Outra função do TSB é exercer as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentalizar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE