Curso Técnico em Enfermagem é aberto em Quixadá e Iguatu

14 de agosto de 2009 - 16:17

Foto: Andréa Veras

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promoveu, no dia 13 de agosto, a aula inaugural do Curso de Técnico de Enfermagem nos municípios-sede de Quixadá e Iguatu.

Em Quixadá, o evento contou com as presenças da coordenadora da Educação Profissional da ESP-CE, Maria Ivanília Timbó; supervisora pedagógica do Curso Técnico de Enfermagem, Thayza Miranda; secretária de Saúde de Quixadá, Ana Valéria Nepomuceno; secretária de Saúde de Banabuiú, Sâmia Cristina; secretário de Saúde de Quixeramobim, Cedric Fernandes; presidenta da Câmara Municipal de Quixadá, Edhi Leal; Francisco José Cavalcante, representando a 8ª CRES; e das facilitadoras do Curso Técnico de Enfermagem, Conceição Saraiva e Antonia Lívia Holanda.

Em Iguatú, o evento contou com as presenças da coordenadora da 18ª CRES, Maria Gilvânia Gomes Bezerra; coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Juliana Lucena de Miranda Cavalcante; secretário de Saúde do Município de Iguatu, Joab Soares Lima; secretária de saúde do município de Quixelô, Lucia do Nascimento; secretária de saúde do Município de Saboeiro, Francimones Rolim; secretária de saúde do Município de Carius, Francisca Edla Santos Leite; coordenadora da Atenção Básica do município de Iguatu, Ana Márcia Lopes; e da representante da Escola de Saúde Pública do município de Iguatu, Jacirene Gonçalves Silva.

Na Coordenadoria Regional de Saúde de Quixadá (8ª CRES), são beneficiados profissionais dos municípios – Quixadá, Banabuiu, Choro, Ibaretama, Ibicuitinga e Quixeramobim.

Na 18ª CRES – Iguatu, participam do curso os profissionais dos municípios – Iguatu, Quixelô, Acopiara, Saboeiro e Carius.

Foto: Andréa Veras

Segundo a coordenadora de Educação Profissional em Saúde, Ivanília Timbó, com a ação descentralizada a ESP-CE, como membro da Rede de Escolas Técnicas do SUS, cumpre sua missão. “Os cursos estão voltados ao ensino em serviço. A nossa missão é exatamente formar para transformar. Os profissionais têm uma necessidade de atualização de conhecimento e para transformar o serviço”, ressalta.

O Curso de Técnico em Enfermagem tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Enfermagem como agentes de transformação da realidade na qual estão atuando. A metodologia utilizada é baseada na problematização, visando a assegurar que o aluno seja principal sujeito do processo ensino-aprendizagem, participando ativamente da construção do seu conhecimento. O objetivo é que ele entenda melhor o complexo processo saúde-doença, aplicando suas competências a essa realidade, otimizando a assistência prestada à população.

A meta é formar 180 técnicos de enfermagem em seis turmas, sediadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Canindé e Iguatu.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE