Gestão da Assistência Farmacêutica realiza III Módulo

12 de agosto de 2009 - 14:51

Foto: Andréa Veras

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) encerra hoje, dia 12/08, o III Módulo do VIII Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, cujo tema enfocado é Vigilância da Saúde e Sistema de Informação em Saúde.

Neste Módulo, estão sendo abordados aspectos históricos, conceituais, objetivos e aplicações da Epidemiologia para a organização dos serviços de saúde, como também os principais indicadores utilizados para avaliar a situação de saúde das coletividades. Também estão sendo discutidos os indicadores de saúde propostos nacionalmente para o planejamento e organização dos serviços de saúde.

O III Módulo debate, ainda, sobre as interfaces e competências das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental dentro do contexto da Vigilância da Saúde, além de discutir sobre a importância do Sistema de Informação em Saúde e como utilizá-lo no planejamento e organização da Assistência Farmacêutica.

Objetivos

Os principais objetivos desta aprendizagem é fazer com que os alunos possam compreender os conceitos básicos de Epidemiologia aplicados na organização da prática dos serviços de saúde; analisar a importância dos Sistemas de Informação como ferramentas para a tomada de decisão no âmbito da Assistência Farmacêutica; e analisar os fundamentos da Vigilância da Saúde no contexto da reorganização dos sistemas e serviços de saúde.

O conteúdo do III Módulo é transmitido, basicamente, por meio das exposições interativas, mesa redonda, dinâmicas e trabalhos grupais, oficina de trabalho e avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Sobre o curso

Direcionado aos farmacêuticos, servidores públicos efetivos ou temporários, das Secretarias de Saúde estaduais ou municipais, lotados em serviço de Assistência Farmacêutica em nível de gestão ou de atenção ao usuário, o curso tem 460 horas/aula.

A especialização está estruturada de forma a estimular os participantes a uma discussão acerca do enfoque gerencial dos serviços de Assistência Farmacêutica, englobando conhecimentos, habilidades e atitudes quanto à gestão das demandas e estratégias do SUS, com o objetivo maior de promover o uso racional de medicamentos e a garantia do acesso aos medicamentos essenciais.

A ESP-CE oferece, desde 1995, cursos de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica e é referência nacional no desenvolvimento da educação permanente, no âmbito da gestão e demais áreas que compõem o Sistema Integral de Assistência Farmacêutica.

O VIII Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Assistência Farmacêutica integra o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE