Crateús sedia Fórum Científico de HIV/Aids

12 de agosto de 2009 - 12:51

O município de Crateús sediará, no próximo dia 14 de agosto, 4º Fórum Científico de HIV/Aids na Atenção Básica, contemplando as Coordenadorias Regionais de Saúde de Crateús e Tauá. Destinado aos profissionais da área de saúde que atuam na atenção básica, o Fórum objetiva propiciar um debate científico sobre a infecção pelo HIV com enfoques nas áreas de transmissão e prevenção, diagnóstico (com ênfase na detecção precoce) e cuidados de atenção básica às pessoas vivendo com HIV/Aids, que são assistidas em serviços de referência.

O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Promoção e Prevenção da Saúde, através do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e da Coordenadoria de Pós-Graduação de Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

O Fórum de Crateús terá como palestrantes a enfermeira do Hospital Geral de Fortaleza, Fernanda Scheridan de Moraes Bezerra; a coordenadora do NUPREV/SESA, Telma Alves Martins; e o médico infectologista  Rômulo Sabóia que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde do município de Cascavel.

A programação do Fórum envolve os trabalhadores de saúde numa reflexão sobre temas ligados a prevenção e controle da DSTs/AIDS.  O cronograma de atividades focaliza a evolução histórica do HIV/AIDS e dados epidemiológicos; a detecção precoce da infecção pelo HIV/AIDS nos programas de Atenção Básica; o acolhimento aos soropositivos – desde o momento da entrega do resultado do teste anti-HIV e durante acompanhamento dos portadores da doença assistidos em serviços de referência.

AÇÕES

O município de Tianguá sediou em março passado o primeiro fórum, beneficiando municípios que compõem a 13ª e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). Em abril, Aracati realizou o fórum para municípios das CRES de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte . Depois de Crateús, o evento será realizado em Juazeiro do Norte, em outubro.

A previsão é mobilizar mais de mil profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para uma discussão em torno das DSTs, especialmente a Aids, de forma que sejam intensificadas atitudes de prevenção e atendimento humanizado com seus pacientes, diagnosticando, aconselhando e informando mais acerca das doenças, inclusive da convivência com o vírus HIV.

Estão sendo distribuídos 1.150 (hum mil cento e cinqüenta) exemplares da Cartilha de DST/Aids do Ministério da Saúde, com informações estratégicas na prevenção, diagnóstico e tratamento.

08:00 às 08:30  Inscrições, distribuição de material – Café da manhã
08:30 Composição da mesa de abertura
08:40 às 09:00 Filme o Anjo da Asa Quebrada
09:00 às 09:30 A infecção pelo HIV/Aids: Evolução Histórica da Epidemia e Dados Epidemiológicos
09:30 às 10:00 Formas de Transmissão
10:00 às 10:30 História Natural da Infecção pelo HIV – Apresentação do Filme “Replicação do HIV e Ação dos Anti-Retrovirais – ABIA” (1ª parte)
10:30 às 10:45 Debate
10:45 às 11:00 INTERVALO
11:00 às 11:40 Detecção precoce da Infecção pelo HIV/Aids nos Programas da Atenção Básica – Quando oferecer a sorologia anti-HIV
11:40 às 12:00 Doenças Indicadoras de Infecção pelo HIV/Aids
12:00 às 12:15 Debate
12:15 às 13:15 ALMOÇO
13:15 às 14:00 Como Oferecer e Como Entregar o Resultado do Teste Anti-HIV?
14:00 às 14:30 Prevenção da Infecção pelo HIV
14:30 às 14:45 DEBATE
14:45 às 15:05 Apresentação de Rede de Referência para pessoas vivendo com HI/Aids
15:05 às 15:50 Acompanhamento das PVHA na Atenção Básica – Terapia Anti-Retroviral (TARV)