Encontro Regional reúne gestores do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

11 de agosto de 2009 - 20:12

Foto: Andréa Veras

A Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará, participa do 6º Encontro Regional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no Maredomus Hotel (ao lado da igreja São Pedro), na Praia de Iracema. O encontro reúne o Grupo Gestor Estadual (GGE) e jovens participantes do projeto, dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, sob a coordenação da consultora Márcia Lucas.

Os encontros regionais constituem uma das estratégias de fortalecimento do projeto, previstas para 2009. Visam ainda a fortalecer os grupos gestores estaduais e municipais e a participação juvenil no projeto, como atores catalisadores e estratégicos na formação de redes de promoção e prevenção à saúde.

Os Ministérios da Educação e da Saúde (Grupo de Trabalho Federal do SPE), juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) são responsáveis pela realização desses encontros.

No último 25 de maio, aconteceu uma Oficina de Avaliação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE com o Grupo Gestor Estadual (GGE-CE), do qual fazem parte SEDUC, SESA, UNICEF, ESP-CE, CEFET, SMS e COSSEMS-CE. Na ocasião, foi estabelecida uma agenda de apoio à implantação do SPE no Ceará para o ano de 2009. Entre os encaminhamentos, uma Mostra do SPE-CE no dia 13 de novembro, a ser realizada na sede da ESP-CE.

Sobre o Projeto SPE

Para o desenvolvimento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) no Ceará, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promovem uma ação intersetorial em 184 municípios do Estado. Esta ação representa um marco na integração saúde-educação privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

Neste contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará e a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde – COPROM/SESA, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças – NUPREV/SESA e do GT Adolescente/SESA promovem em 2009 uma série de capacitações, que têm objetivo de reforçar iniciativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva, com ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

Capacitações de 24 horas-aula, voltadas aos profissionais de saúde apresentam ferramentas necessárias para elaboração de um planejamento participativo para implementar uma política de prevenção das DSTs/Aids nas escolas municipais e estaduais do Ceará

O público jovem também está participando de cursos, com 40 horas-aula, onde são convidados a tornarem-se multiplicadores sociais.

Formação continuada

A capacitação de profissionais e adolescentes está inserida em um conjunto de mais de 50 ações que visam a investir na formação continuada de vários atores sociais que estão nas escolas, postos de saúde, organizações não-governamentais e meios de comunicação dos 184 municípios cearenses. Eles vão ganhar em atualização do conhecimento e apropriação de novas tecnologias no combate, diagnóstico e controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Em 2009, estão previstas atividades até novembro.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE