Policlínicas e CEOs – Especialização para candidatos a diretor aborda Gerência de Serviços de Saúde

7 de agosto de 2009 - 14:15

Foto: Andréa Veras

Começa este final de semana, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles), o Módulo IV do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, que tem o tema Gerência de Serviços de Saúde. A especialização consiste na terceira e última etapa do processo seletivo para diretores das Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, que acontecerá até o dia 24 de novembro de 2009.

O Módulo IV está dividido em cinco unidades: A Unidade 1 – Introdução à Gerência de Serviços de Saúde trata da evolução histórica dos modelos de gestão, das funções gerenciais e das modalidades de gestão existentes; já a Unidade 2- Gerência da Assistência versa sobre sistemas de qualidade, protocolos baseados em evidências clínicas, gestão da clínica e sistema de regulação; a Unidade 3 – Gestão de Pessoas versa sobre processos e sistemas organizacionais, processo de gestão de pessoas, incluindo o contexto de funcionamento; a Unidade 4 – Gerência de Serviços de Apoio, de Logística e de Materiais trata de temas como: apoio diagnóstico, assistência farmacêutica e sistema de informação, agendamento eletrônico, transporte sanitário, prontuário eletrônico, sistema de regulação e Tecnologia da Informação. Por fim, a Unidade 5 – Gerência Administrativa, Orçamentária e Financeira tratará de temas como economia da saúde, custos, gestão financeira, de ambientes, entre outros.

Na Unidade 1, que será ministrada este final de semana, os futuros diretores serão preparados para: utilizar as técnicas de programação em saúde; compreender os modelos de gestão em saúde vivenciados no Brasil; identificar os diferentes modelos de gestão existentes; compreender as bases da organização de consórcios no âmbito do SUS.

Foto: Andréa Veras

Processo seletivo

As 95 vagas para diretores de CEOs e Policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais. Eles foram submetidos a três etapas de seleção: a primeira, uma prova objetiva e discursiva e a segunda etapa, análise de currículo e avaliação comportamental.

A terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, com 460 h/a, que tem momentos presenciais a cada 15 dias (sexta-feira das 16h às 22h; sábado e domingo das 8h às 17h). Além disso, serão ministradas 72 h/a à distância, com o módulo Liderança em Saúde. “É uma forma de evitar a dispersão, manter o candidato comprometido com o curso e abordar um tema atual e importante na área de gestão”, explica a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim.

Os diretores selecionados vão gerenciar 21 policlínicas e 16 CEOs que o Governo do Estado tem como meta construir até 2010. Com a construção das policlínicas e dos CEOs Regionais o Governo do Estado quer facilitar o acesso da população do Interior a exames e serviços realizados atualmente somente na Capital. Do total de 21 policlínicas, oito estão sendo construídas (Tauá, Russas, Pacajus, Baturité, Aracati, Camocim, Campos Sales, Icó) e, dos 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), cinco estão em construção nos municípios de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE