Cursos de TSB e Técnico em Enfermagem são iniciados em Maracanaú

30 de julho de 2009 - 14:52

Foto: Andréa Veras

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promoveu a abertura dos cursos de Técnico de Enfermagem e de Técnico em Saúde Bucal em Maracanaú.

Realizado no último dia 30 de julho, na sede do SESC de Pajuçara, em Maracanaú, o evento contou com as presenças do superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes; da coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Juliana Lucena; da coordenadora do Curso Técnico em Saúde Bucal, Madeline Amorim; da representante da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Simone Dantas Soares; do secretário municipal de Saúde de Maracanaú, José Edson Pessoa Evangelista; dos coordenadores da Atenção Básica e de Saúde Bucal dos municípios participantes.

Saúde Bucal

Com duração de 18 meses, o curso de TSB reúne 30 alunos por turma e será ministrado em quatro módulos. Serão formados 210 técnicos em turmas sediadas nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Horizonte, Caucaia, Maracanaú, Aracati e Baturité. Ele tem como finalidade formar profissionais Técnicos em Saúde Bucal como agentes de mudança da realidade na qual estão inseridos, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O Técnico em Saúde Bucal tem como atribuição ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção de doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista. Ele poderá supervisionar o trabalho dos auxiliares em saúde bucal e proceder à limpeza e anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares. Outra função do TSB é exercer as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentalizar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

Enfermagem

O Curso de Técnico em Enfermagem tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Enfermagem como agentes de transformação da realidade na qual estão atuando. A metodologia utilizada é baseada na problematização, visando a assegurar que o aluno seja principal sujeito do processo ensino-aprendizagem, participando ativamente da construção do seu conhecimento. O objetivo é que ele entenda melhor o complexo processo saúde-doença, aplicando suas competências a essa realidade, otimizando a assistência prestada à população.

A meta é formar 180 técnicos de enfermagem em seis turmas, sediadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Canindé e Iguatu.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE