Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica é tema de módulo da especialização

28 de julho de 2009 - 12:40

Foto: Andréa Veras

A Especialização em Farmácia Hospitalar, promovida pela Coordenadoria de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realiza de 27 a 29 de julho, o VIII Módulo, com o tema Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. As atividades, com carga horária de 30 horas, acontecem na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

Destinado aos farmacêuticos que atuam na Farmácia Hospitalar de hospitais públicos do Ceará e de outros estados, o VIII Módulo vai transmitir aos alunos conhecimentos sobre a prática de Atenção Farmacêutica no exercício da Farmácia Clinica dentro do ambiente hospitalar, por meio do desenvolvimento do raciocínio clinico e humanístico centrado nas necessidades do paciente relacionados com o segmento farmacoterapeutico.

São objetivos específicos deste módulo: propiciar atitudes que contribuam para a excelência do tratamento farmacológico e atividades relacionadas ao cuidado com o paciente; oferecer conhecimento que estimule o trabalho integrado na equipe multidisciplinar de saúde; valorizar as habilidades de integração com os usuários de medicamentos e outros profissionais de saúde; favorecer o desenvolvimento de práticas efetivas de educação em saúde individual e coletiva.

Qualidade no serviço

Iniciada em 2008, a Especialização em Farmácia Hospitalar tem como proposta contribuir com a modernização dos serviços farmacêuticos hospitalares, capacitando técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), como estratégia fundamental para o desenvolvimento da qualidade, eficiência e eficácia da Assistência Farmacêutica no Ceará.

Com duração de 360 horas-aula, o curso será realizado em 12 unidades modulares de 30 horas, em um prazo de 12 meses. A monografia deve ser defendida e aprovada em seis meses, a partir da conclusão da última unidade modular.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE