Curso Técnico de Enfermagem tem aula inaugural em Canindé

24 de julho de 2009 - 16:01

Foto: Andréa Veras

O auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Canindé foi cenário da aula inaugural do Curso Técnico de Enfermagem, promovido pela Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O secretário da Saúde do Ceará, João Ananias, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes e o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, participaram da solenidade.

Ao cumprimentar os alunos e gestores municipais presentes, o secretário João Ananias destacou que não bastar investir em estrutura, mas é preciso preocupar-se também com a qualificação das pessoas que trabalham nessa estrutura, pois isso reflete no bom atendimento da população.

Ananias acrescentou que qualificar é a grande arma para combater o estigma de que no Sistema Único de Saúde (SUS) as pessoas são mal recebidas, pois a atuação do profissional deve ir além da técnica.

O superintendente Haroldo Pontes concordou com o secretário João Ananias e explicou que essa é a grande missão da ESP-CE: contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade, por meio da educação permanente dos profissionais.”Nossos cursos são desenvolvidos para atender as necessidades do SUS”, afirmou, lembrando que também os alunos do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de fazer o Curso Técnico de Enfermagem, nas escolas da rede pública estadual, numa parceria da Secretaria da Educação do Ceará e ESP-CE, dentro do Programa Brasil Profissionalizado. “Daqui há dois anos e meio vamos ter 1.500 jovens recebendo o certificado de  técnicos de enfermagem e prontos para o serviço”, ressaltou.

O prefeito de Canindé, Claudio Pessoa, mostrou-se muito satisfeito em sediar o curso. Agradeceu a presença das autoridades e dos alunos e pontuou a importância de ações como essa para melhorar a saúde pública no interior. Ele afirmou estar empenhado em contribuir com o que for possível para que o curso seja um sucesso.

Sobre o curso

Segundo a coordenadora de Educação Profissional em Saúde, Ivanília Timbó, o curso tem como objetivo formar profissionais Técnicos de Enfermagem como agentes de transformação da realidade na qual estão atuando.

A metodologia utilizada é baseada na problematização, visando a assegurar que o aluno seja principal sujeito do processo ensino-aprendizagem, participando ativamente da construção do seu conhecimento. O objetivo é que ele o complexo processo saúde-doença, aplicando suas competências a essa realidade, otimizando a assistência prestada à população.

Deste curso vão participar alunos dos municípios que correspondem à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (Canindé, Paramoti, Boa Viagem, Caridade, Itatira e Madalena). A meta é formar 180 técnico de enfermagem em seis turmas, sediadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Canindé e Iguatu.

Francisca Silva Nunes, Canindé
Esse curso vai acrescentar, e muito,com ao que eu já conheço. Sou auxiliar de enfermagem há um bom tempo, trabalho há mais de dez anos na saúde. Vai ser muito bom, fazia muito tempo que a gente esperava uma oportunidade como essa.

Raimunda Rodrigues Souza, Madalena

É um novo horizonte que chega na vida da gente como profissional. Vamos saber de novidades e conhecer setores que a gente até agora nem sabe que existia.  E vamos também ser mais valorizadas.

Elizângela Bonfim, Caridade
Vamos aprender mais, vamos ganhar mais experiência, vai ser muito bom. Tudo o que se refere à saúde pretendo aprender. Quero que esse curso seja um sucesso. Sou auxiliar de enfermagem e adoro meu trabalho, como técnica vai ser melhor ainda.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE