Curso capacita profissionais para notificar Sífilis e HIV em gestantes

21 de julho de 2009 - 09:39

 

                                                                                                 Foto: Andréa Veras

 

Capacitar profissionais de Vigilância Epidemiológica para realizar notificação e investigação de Sífilis na Gestação, Sífilis Congênita, Gestante HIV+ e Crianças Expostas. Essa é a proposta do Curso Básico de Vigilância Epidemiológica, que acontece até o próximo dia 23, no Hotel Mareiro, reunindo profissionais de saúde das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) de Caucaia e Aracati.

Iniciado hoje, dia 21, o curso é promovido pela Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Segundo a gestora desta Coordenadoria, Alice Pequeno Marinho, o curso pretende contribuir para a capacitação dos profissionais da Vigilância Epidemiológica, fortalecendo sua capacidade quanto ao planejamento das ações de saúde, definição de prioridades e intervenção, cálculo dos indicadores epidemiológicos, monitoramento e avaliação das intervenções.

De forma específica, o curso tem como objetivos atualizar conteúdos referentes à Vigilância Epidemiológica (VE) e agravos Sífilis na Gestação, Sífilis Congênita, Gestante HIV e Crianças Expostas; Oferecer subsídios para a compreensão da importância da definição de caso para a VE; Apresentar ferramentas para avaliar a qualidade de dados obtidos a partir do sistema de informação utilizado; Identificar os passos para a consolidação, análise e retroalimentação dos dados; Qualificar os participantes para subsidiar ações de vigilância epidemiológica, de prevenção e controle da transmissão vertical do HIV.

Os conteúdos do Curso Básico de Vigilância Epidemiológica: Sífilis em Gestantes, Sífilis Congênita, Infecção pelo HIV em Gestantes e Crianças Expostas serão repassados através de dinâmicas de grupo, exposições interativas, estudos de casos, exercícios e apresentações em plenária.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE