Prorrogadas inscrições para Curso de Auditoria, Controle e Avaliação

20 de julho de 2009 - 14:34

A Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) prorroga as inscrições para a Atualização em Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação até o dia 24 de julho de 2009. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site da ESP-CE (www.esp.ce.gov.br), onde constam o edital, a ficha de inscrição e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição.

Serão ofertadas 177 vagas, divididas em cinco turmas, destinadas, a profissionais que desenvolvam atividades na área de controle, avaliação, regulação e auditoria. A divisão das vagas ocorrerá da seguinte maneira: uma vaga para cada município que compõe a macrorregião de Fortaleza, composta por 11 microrregionais de saúde e suas centrais de regulação, englobando 101 municípios; uma vaga para cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) da macrorregião de Fortaleza, num total de 11 CRES; e 28 vagas destinadas a técnicos da Secretaria da Saúde do Estado e da Escola de Saúde Pública do Ceará, totalizando 140 vagas, divididas em quatro turmas.

Para a macrorregião do Cariri, composta por três microrregionais de saúde, englobando 28 municípios, será ofertada uma vaga para cada município, com exceção de Crato e Juazeiro que contarão com duas vagas totalizando 30 vagas para os municípios, restando seis vagas a serem divididas entre técnicos das três CRES, totalizando 36 vagas, contempladas em uma turma.

OBJETIVO

A Atualização em Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria tem como objetivo  fornecer informações recentes referentes ao controle, avaliação, regulação e auditoria aos participantes, permitindo-lhes problematizar e reorganizar seus processos de trabalho nos municípios das Macrorregiões de Fortaleza e do Cariri, para que possam atuar de forma a contribuir com ações que proporcionem melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Com carga horária de 40 horas, o curso é direcionado a profissionais de nível superior que preencham os seguintes requisitos: ser trabalhador da área da saúde; desempenhar funções estratégicas prioritariamente na área de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria; e ter indicação formal do Secretário Municipal de Saúde para participar do curso.

O conteúdo programático será ministrado através de uma estrutura modular, totalizando três módulos, sendo dois módulos de 16 horas e um módulo de oito horas. Serão abordadas as seguintes temáticas: Contexto histórico do SUS; financiamento; controle social; conceitos, atribuições e interfaces das áreas de atuação em controle, avaliação, regulação e auditoria; gestão e planejamento em saúde; PARTICIPASUS – Agenda Ceará; ética no processo de trabalho; normas de aplicações de recursos; contratualização, programas específicos; execução da programação físico-financeira; legislação aplicada; auditoria no contexto da Política de Gestão Estratégica e Participativa-SGEP; processos de trabalho em auditoria; tipos de auditoria, sistemas de informação em saúde; sistema de informação em auditoria, SISAUD/SUS.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE