Inscrições para Especialização em Gestão começam dia 23

20 de julho de 2009 - 14:43

A Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará abre inscrições de 23 de julho a 06 de agosto para o processo seletivo da Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. O curso é destinado a gestores, assessores técnicos, coordenadores institucionais e demais profissionais da Secretaria de Saúde do Estado e das secretarias municipais de saúde e da própria ESP-CE.  
Serão ofertadas 03 (três) turmas nas macrorregionais de Fortaleza e Cariri, com o total de 105 vagas, sendo 70 para a macrorregião Fortaleza (compreendendo municípios da microrregião de Baturité, Canindé; 4ª, 5ª e 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, profissionais do Conselho dos Secretários e Secretarias Municipais de Saúde e Escola de Saúde Pública do Ceará) e 35 para a microrregião do Cariri (compreendendo os municípios da microrregião de Crato e a CRES Brejo Santo.

Pré-requisitos
São pré-requisitos para participar: ser trabalhador na área da saúde; desempenhar funções estratégicas prioritariamente na área de gestão do Sistema Público de Saúde; ter indicação formal do secretário estadual ou municipal de saúde, no caso de pertencer a uma das esferas e ao superintendente, no caso de trabalhar na ESP-CE; não ter participado de curso de especialização similar na área de gestão.
Inscrições
 
As inscrições para o curso serão feitas por meio do preenchimento da ficha de inscrição a ser encaminhada juntamente com os documentos descritos no edital via Correios ou entregues na Central de Serviços da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles). A inscrição somente estará concluída após o recebimento pela ESP-CE, da documentação pertinente, dentro do prazo estabelecido neste Edital.
Objetivos
O curso visa a desenvolver nos participantes os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o gerenciamento e operacionalização das ações no âmbito da gestão em saúde, a fim de torná-los aptos a: gerenciar a partir das Bases Teóricas e Legais do SUS; avaliar e tomar decisões a partir do Gerenciamento dos Sistemas de Informação em Saúde; planejar as Ações e Serviços de Saúde; gerenciar o Orçamento e Financiamento do SUS; desenvolver as Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente.
A carga horária total é de 460 horas, compostas de 288 horas de atividades presenciais, divididas em períodos mensais de 32 horas; 72 horas de atividades à distância, divididas em períodos de 18 horas; e 100 horas de atividades de estudos individuais, organizadas por meio de uma estrutura modular quinzenalmente, com períodos de concentração de acordo com cronograma previamente estabelecido.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE