Curso de Gestão em Saúde Bucal Chega a Sobral

17 de julho de 2009 - 15:23

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Serviços de Atenção em Saúde Bucal, realizado pela Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão da Saúde (COGES), da Escola de Saúde Pública do Ceará, chega a Sobral no próximo dia 24 de julho. Esta é a terceira turma que inicia suas atividades de um total de 4 (quatro); duas em Fortaleza (já em andamento) e uma em cada Macrorregião (Sobral e Cariri).

A abertura está prevista para as 15 horas, com a presença do superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, do supervisor do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal do Ceará, Ivan Rodrigues Jr, da Coordenadora da COGES, Silvia Bomfim, do coordenador de Saúde Bucal do município de Sobral, Edson Holanda Teixeira e da gerente da 11ª CRES, Maria Lucila Magalhães Rodrigues.

Os conteúdos centrais do primeiro módulo abordarão a História das Políticas Públicas de Saúde, passando pelo movimento da Reforma Sanitária até a chegar à inclusão da Saúde na Constituição de 1998, as Leis Orgânicas e a Estratégia de Saúde da Família.  Segundo Luiz Roberto Augusto Noro, coordenador-geral do curso, o aperfeiçoamento traz um diferencial para os coordenadores regionais de Saúde Bucal, responsáveis pela elaboração de políticas públicas para o setor, na busca da melhoria da saúde bucal da população assistida pelo Sistema Único de Saúde.

Nesta perspectiva, serão discutidas as atuais diretrizes da política nacional e estadual de saúde bucal, abordando os principais modelos de atenção em saúde bucal e suas ações. Luiz Roberto Noro informou que será objeto de estudo o financiamento do setor saúde (transferências intergovernamentais) e o papel do município no financiamento das ações de saúde bucal, assim como o papel preponderante dos Conselhos de Saúde na conquista da saúde para todos.

TURMAS

O curso prosseguirá até dezembro de 2009. São quatro turmas nas macrorregionais de Fortaleza, Sobral e Cariri. Para as microrregiões de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Tauá, Crateús, Canindé, Quixadá, Baturité, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas e Itapipoca, serão ofertadas duas turmas em Fortaleza. Para as microrregiões de Acaraú, Camocim, Sobral, Tianguá, será ofertada uma turma em Sobral. Para as microrregiões de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Crato, Icó e Iguatu,  será ofertada uma turma no Cariri.

O curso será desenvolvido por meio de estrutura modular, totalizando quatro módulos relativos ao Desenvolvimento de Liderança, Políticas Públicas de Saúde Bucal, Gestão e Planejamento da Atenção em Saúde Bucal e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde Bucal. O aluno será devidamente certificado se realizar satisfatoriamente as atividades propostas durante o curso e obtiver freqüência mínima de 75% e média mínima de 7,0 (sete).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE