Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica realiza II Módulo

9 de julho de 2009 - 13:52

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde realiza, no período de 13 a 15 de julho, na sala Pontes Neto, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), o II Módulo (Promoção da Saúde ) do VIII Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica. As atividades começam a partir das 8 horas.

O II Módulo tem como objetivos difundir informações aos alunos sobre a organização e o processo de orçamento e financiamento do SUS; o conceito de Promoção da Saúde e as principais Cartas da Organização Mundial de Saúde que tratam do assunto; a Política Nacional de Promoção da Saúde, seus objetivos, estratégias e ações; as principais estratégias de promoção da saúde: educação em saúde, mobilização social, espaços saudáveis, redes sociais e intersetorialidade; as diferentes abordagens de educação e comunicação em saúde no âmbito da Promoção da Saúde; e como elaborar materiais educativos utilizando técnicas de educação e comunicação em saúde.

O conteúdo do Módulo II – Promoção da Saúde, de acordo com os objetivos de aprendizagem, será repassado através das Exposições Interativas, Dinâmicas e Trabalhos Grupais, Oficina de trabalho e Avaliação dos Conhecimentos Adquiridos e do Módulo.

Exposições e oficinas

As exposições interativas serão divididas em duas partes, enfocando os temas Orçamento e Financiamento do SUS e Promoção da Saúde. As exposições interativas são métodos convencionais de ensino, cujo repasse de informações é centrado no expositor, que passa a comandar o tema abordado, mantendo um diálogo com os participantes, contribuindo, assim, para o alcance dos objetivos de aprendizagem.

A Oficina de Educação em Saúde trata-se de uma atividade intensiva, que requer a participação de todos os membros do grupo para o alcance dos objetivos. Os participantes seguirão o roteiro da oficina, com a orientação dos facilitadores, apresentando um produto construído coletivamente, ao final da atividade, como resultado do processo de aprendizagem dos conteúdos trabalhados. A oficina aplicada neste Módulo será: “Construção de um Plano de Educação em Saúde”.

Os Trabalhos Grupais aplicados neste Módulo serão centrados em três situações: Estudo de Caso – Remedi-AVE! – quem paga a conta ?; Estudo em Equipe – Desconstruindo e reconstruindo o conceito de Promoção da Saúde; e Trabalho em Equipe – Promoção da Saúde no dia-a-dia do Farmacêutico.

O Trabalho Grupal é uma técnica que fomenta uma maior interação entre os alunos (equipe) e que apresenta resultados extremamente positivos, pois há a discussão e a solução de um problema/questionamento coletivamente, onde saberes dos mais variados entram em concordância sobre uma questão.

Sobre o curso

Direcionado aos farmacêuticos, servidores públicos efetivos ou temporários, das Secretarias de Saúde estaduais ou municipais, lotados em serviço de Assistência Farmacêutica em nível de gestão ou de atenção ao usuário, o curso tem 460 horas/aula.

A especialização está estruturada de forma a estimular os participantes a uma discussão acerca do enfoque gerencial dos serviços de Assistência Farmacêutica, englobando conhecimentos, habilidades e atitudes quanto à gestão das demandas e estratégias do SUS, com o objetivo maior de promover o uso racional de medicamentos e a garantia do acesso aos medicamentos essenciais.

A ESP-CE oferece, desde 1995, cursos de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica e é referência nacional no desenvolvimento da educação permanente, no âmbito da gestão e demais áreas que compõem o Sistema Integral de Assistência Farmacêutica.

O VIII Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Assistência Farmacêutica integra o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).

Mais informações: 85 3101.1405

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br