Curso de Gestão em Saúde Bucal inicia primeiro módulo

26 de junho de 2009 - 14:27

Foto: Andréa Veras

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Serviços de Atenção em Saúde Bucal foi aberto, nesta sexta-feira, dia 26, pelo superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes, no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE. Amanhã, dia 27, acontecerá a aula inaugural do primeiro módulo do curso – promovido pela Coordenadoria de Pós Graduação em Gestão da Saúde – com a palestra do professor AngeloGiuseppe Roncalli da Costa Oliveira.

Os conteúdos centrais do primeiro módulo abordarão a história das políticas públicas de saúde, passando pelo movimento da Reforma Sanitária até a chegar a inclusão da Saúde na Constituição de 1998, as Leis Orgânicas e a Estratégia de Saúde da Família.  Segundo Luiz Roberto Augusto Noro, coordenador geral do curso, o aperfeiçoamento a ser ministrado pela ESP-CE traz um diferencial para os coordenadores regionais de saúde Bucal, responsáveis pela elaboração de políticas públicas para o setor, na busca da melhoria da saúde bucal da população assistida pelo Sistema Único de Saúde.

Nesta perspectiva, serão discutidas as atuais diretrizes da política nacional e estadual de saúde bucal, abordando os principais modelos de atenção em saúde bucal e suas ações. Luiz Roberto Noro informou que será objeto de estudo o financiamento do setor saúde (transferências intergovernamentais) e o papel do município no financiamento das ações de saúde bucal, assim como o papel preponderante dos Conselhos de Saúde na conquista da saúde para todos.

TURMAS

O curso, que inicia seus módulos para a Macrorregião Fortaleza, prosseguirá até dezembro de 2009. Dele, além da Macrorregião de Fortaleza, participam profissionais de saúde bucal das macrorregiões do Cariri e Sobral.  Em Fortaleza, as aulas acontecem, quinzenalmente, na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles) sempre das 14h às 17h e 18h às 22h. Nas macrorregiões de Sobral e Cariri, o curso está previsto para iniciar no próximo mês de julho.

São quatro turmas nas macrorregionais de Fortaleza, Sobral e Cariri. Para as microrregiões de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Tauá, Crateús, Canindé, Quixadá, Baturité, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas e Itapipoca, serão ofertadas duas turmas em Fortaleza. Para as microrregiões de Acaraú, Camocim, Sobral, Tianguá, será ofertada uma turma em Sobral. Para as microrregiões de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Crato, Icó e Iguatu,  será ofertada uma turma no Cariri.

O curso será desenvolvido por meio de estrutura modular, totalizando quatro módulos relativos ao Desenvolvimento de Liderança, Políticas Públicas de Saúde Bucal, Gestão e Planejamento da Atenção em Saúde Bucal e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde Bucal. O aluno será devidamente certificado se realizar satisfatoriamente as atividades propostas durante o curso e obtiver freqüência mínima de 75% e média mínima de 7,0 (sete).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br