Especialização em Práticas Clínicas termina esta semana

22 de junho de 2009 - 14:48

O Curso de Especialização em Práticas Clínicas em Saúde da Família está em fase final com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) Projeto de Intervenção. Os trabalhos serão apresentados na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) nos dias 25 e 26 de junho, nos turnos manhã e tarde, com a participação de uma banca examinadora representada por professores orientadores que acompanharam os alunos no decorrer do curso.

Receberão certificado de especialista 77 concludentes, com a expectativa de agregar novos conhecimentos às suas práticas no trabalho. São profissionais das equipes de Saúde da Família que atuam nos municípios de Aquiraz, Beberibe, Caucaia, Guaiuba e Horizonte.

Gestores dos respectivos municípios foram convidados a participarem da apresentação dos trabalhos, bem como do ato de encerramento do curso.

Sobre o curso

O objetivo do curso é contribuir para um desempenho profissional de excelência em atenção primária, tendo como eixo central o Método Clínico Centrado no Paciente, ou seja, o desenvolvimento de uma relação terapêutica com impactos positivos na saúde do paciente e na satisfação profissional.

Os módulos foram estruturados em encontros presenciais de 20 horas-aula, seguidos de encontros descentralizados, onde as equipes de PSF se encontravam durante 4 horas semanais para estudar casos, de acordo com a temática do grupo e a realidade de seus municípios. No encontro presencial seguinte, o conteúdo era fechado com uma síntese temática do que foi trabalhado no período.

Um aspecto inovador foi o uso de abordagens educacionais baseadas na experiência dos participantes, que vão apresentar um projeto de intervenção em problemas detectados no trabalho diário deles em suas respectivas comunidades.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br