Especialização em Gestão de Serviços de Saúde conclui Módulo I

22 de junho de 2009 - 16:17

Foto: Andréa Veras

Foi concluído no último final de semana (de 19 a 21 de junho) o Módulo I, do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, que consiste na terceira e última etapa do processo seletivo para diretores das Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, que acontecerá até o dia 24 de novembro de 2009.

Intitulado Políticas de Saúde e Organização dos Serviços, o Módulo I está dividido em duas Unidades. A Unidade 1 – Políticas de Saúde no Brasil que versou sobre a evolução histórica das políticas de saúde, enfatizando o período correspondente ao advento do movimento sanitário até o estabelecimento do Pacto pela Saúde; analisou os diversos modelos assistenciais propostos, a atual sistemática do financiamento do SUS e promoveu uma reflexão acerca dos meios e mecanismos de controle social.

A Unidade 2 – Organização dos Serviços tratou da inserção do trabalho em redes de atenção e da organização das ações de Educação Permanente em Saúde.

A discussão sobre redes de atenção à saúde girou em torno da concepção de sistemas integrados de saúde e da formação de redes assistenciais, como forma de melhorar o acesso aos serviços e cumprir os princípios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde, notadamente quanto à integralidade e a hierarquização da atenção.

No que se refere às ações de Educação Permanente em Saúde, foram discutidas diretrizes estabelecidas pela Portaria Nº 1996, do Ministério da Saúde, que trata sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Processo seletivo

As 95 vagas para diretores de CEOs e Policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais. Eles foram submetidos a três etapas de seleção: a primeira, uma prova objetiva e discursiva e a segunda etapa, análise de currículo e avaliação comportamental.

A terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, com 460 h/a, que tem momentos presenciais a cada 15 dias (sexta-feira das 16h às 22h; sábado e domingo das 8h às 17h). Além disso, serão ministradas 72 h/a à distância, com o módulo Liderança em Saúde. “É uma forma de evitar a dispersão, manter o candidato comprometido com o curso e abordar um tema atual e importante na área de gestão”, explica a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim.

Os diretores selecionados vão gerenciar 21 policlínicas e 16 CEOs que o Governo do Estado tem como meta construir até 2010. Desse total de unidades, 4 policlínicas e 5 CEOs Regional estão em construção.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br