PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Enfermeiros da Macrorregião Cariri são treinados a atender pacientes com dengue

17 de junho de 2009 - 16:00

 

                                                                                                 Foto: Andrea Veras

A Secretaria da Saúde do Ceará, numa parceria entre Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom) e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), retoma a estratégia de controle da dengue por meio da capacitação dos profissionais de saúde e realiza até a próxima sexta-feira, dia 19 de junho, a terceira turma do Curso Assistência de Enfermagem aos Pacientes com Dengue. O curso acontece no Magna Praia Hotel (Av. Historiador Raimundo Girão, 1002 – Meireles).

Com o objetivo de capacitar os enfermeiros no reconhecimento dos sinais de alerta e manejo adequado dos pacientes, o curso abordará temas como: Aspectos Epidemiológicos e Controle da Dengue, Aspectos Laboratoriais; Diagnóstico e Tratamento, Dengue com Complicações e Choque e Dengue em Crianças. A metodologia prevê palestras, discussão de casos clínicos, estudos de caso e avaliação.

Serão capacitados 50 enfermeiros que integram equipes de saúde da família e trabalham nos hospitais-pólo localizados em municípios da macrorregião do Cariri. O programa de treinamento teve início em dezembro do ano passado e cerca de 100 profissionais já foram beneficiados. A capacitação dos enfermeiros integra um conjunto de ações que visam à redução do número de mortes por dengue no Ceará.

Médicos

De 24 a 26 de junho será a vez dos médicos da macrorregião de Sobral receberem treinamento no Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento dos Casos de Dengue Clássico e Hemorrágico, também com 50 vagas. Será a oitava turma do curso que, no ano passado, realizou três capacitações, envolvendo mais de 50 municípios. O curso recicla os conhecimentos acerca do diagnóstico e tratamento da doença, da forma clássica à mais grave.

 
Mais informções: 85 3101.1400
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br