Autoridades prestigiam abertura da Especialização em Gestão da AF

17 de junho de 2009 - 10:14

Foto: Andrea Veras

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, realizou, no último dia 15, às 17h30min, a aula inaugural do VIII Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Assistência Farmacêutica, no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE.

A aula inaugural do Curso foi prestigiada por autoridades ligadas à Saúde Pública e à Assistência Farmacêutica do Ceará. Na ocasião, a consultora Silvana Leite, do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), proferiu palestra sobre o tema “Gestão da Assistência Farmacêutica – avanços e desafios”.

ABERTURA

A mesa de abertura teve as presenças de João Ananias, secretário de Saúde do Ceará; Marcelo Sobreira, secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Ceará; Haroldo Pontes, superintendente da ESP; Policarpo Barbosa, presidente do COSEMS: Silvana Leite, consultora do DAF/SCTIE/MS; Ricardo Carvalho, diretor do LACEN-SESA/CE; além de outros dirigentes ligados à Saúde Pública e à Assistência Farmacêutica do Ceará.

Ao saudar os participantes, o secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais farmacêuticos no SUS. Segundo ele, os medicamentos representam o terceiro maior gasto da SESA-CE, principalmente os que são demandados através da Justiça. Como farmacêutico, o secretário adjunto da Sesa, Marcelo Sobreira, enfatizou o papel essencial que o farmacêutico desempenha no SUS.  O superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, falou do orgulho de a Escola estar sediando o Curso e, também, parabenizando a iniciativa da Coordenadoria de Pós-Graduação em  Atenção à  Saúde da instituição.

Silvana Leite, representante do MS e coordenadora nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão da Assistência Farmacêutica, reforçou a importância da Assistência Farmacêutica como parte integrante e prioritária da atenção à saúde. Ela destacou que o medicamento constitui-se em um meio e não o fim para as ações de AF – que envolve um conjunto de componentes técnico-científicos, de logística, de informação e qualidade que deverão ser executadas com vistas ao alcance dos seus objetivos de garantir o acesso a medicamentos essenciais e promover o seu uso racional e adequado.

PARÓDIA

Após os depoimentos das autoridades, foi apresentada uma paródia de autoria e também cantada pelo professor Manoel Ramos, uma adaptação da música Gitá, de Raul Seixas. A paródia falava da questão dos medicamentos, da assistência farmacêutica, do farmacêutico e do Curso da ESP-CE.

No final da paródia, foi lembrado o pioneirismo de Isabel Cavalcanti, coordenadora da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde – uma das grandes batalhadoras e incentivadoras das diversas turmas dos cursos de especialização em AF.

PALESTRA

Logo após, aconteceu a palestra de Silvana Leite sobre o tema  “Gestão da Assistência Farmacêutica – avanços e desafios”. Em sua palestra, enfatizou o atual contexto da AF no Brasil,  as melhorias e avanços conquistados e as perspectivas e desafios futuros da gestão da AF.

Silvana Leite disse que, no processo de Gestão da Assistência Farmacêutica, o medicamento não deve ser o foco ou o fim do processo, mas o meio pelo qual se consiga que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja resolutivo e que haja o uso racional de medicamentos.

SOBRE O CURSO

Direcionado aos farmacêuticos, servidores públicos efetivos ou temporários, das Secretarias de Saúde estaduais ou municipais, lotados em serviço de Assistência Farmacêutica em nível de gestão ou de atenção ao usuário, o curso tem 460 horas/aula.

A especialização está estruturada de forma a estimular os participantes a uma discussão acerca do enfoque gerencial dos serviços de Assistência Farmacêutica, englobando conhecimentos, habilidades e atitudes quanto à gestão das demandas e estratégias do SUS, com o objetivo maior de promover o uso racional de medicamentos e a garantia do acesso aos medicamentos essenciais.

A ESP-CE oferece, desde 1995, cursos de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica e é referência nacional no desenvolvimento da educação permanente, no âmbito da gestão e demais áreas que compõem o Sistema Integral de Assistência Farmacêutica.

O VIII Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Assistência Farmacêutica integra o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br