Curso Nacional de Qualificação: Secretários de Saúde de municípios beneficiados se reúnem

15 de junho de 2009 - 12:00

::   Edital
   ::  Resolução Nº. 99/2009 – CIB/CE
   ::  Projeto do Curso Gestores do SUS
   ::  Apresentação [José Batista Cisne Tomaz]

Foto: Andrea Veras

Secretários e secretárias municipais de saúde dos 30 (trinta) municípios que vão indicar gestores para participarem do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS estiveram reunidos hoje pela manhã na Sala de Videoconferência da Escola de Saúde Pública do Ceará. O curso é uma realização da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com a ESP-CE.

O superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, afirmou que o propósito do curso, financiado pelo Ministério da Saúde por meio do PAC da Saúde, é chegar a uma homogeneidade mínima de formação dos gestores nos mais de 5 mil municípios do país. Segundo ele, somente este ano estão sendo ofertadas 7.500 vagas, sendo 311 para o Ceará.

Haroldo Pontes ressaltou que o encontro com representantes dos municípios é uma oportunidade ímpar de detalhar e aprofundar questões, principalmente em relação à indicação dos profissionais para participar do processo seletivo. Ele explicou que a qualificação deve causar impacto na gestão da saúde no município, por isso trabalha-se com o conceito de aluno-equipe, onde não apenas uma pessoa, mas toda uma equipe de gestores vai ser capacitada. Foi levado em conta, inclusive, que muitos dos gestores não concluíram curso de graduação.

Foto: Andrea Veras

A definição de vagas para o Ceará aconteceu por meio de Resolução da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE). A relação dos municípios selecionados se deu de acordo com os critérios de regionalização e priorização na redução da mortalidade infantil. Foram estabelecidos quatro pólos para a tutoria regionalizada, pois além da modalidade à distância, há necessidade de contatos presenciais entre alunos e tutores, que estarão disponíveis quatro horas por semana.

Em relação ao processo seletivo, que acontece desde o início de maio, para tutores do curso, informou que o Ceará teve o maior número de inscritos no Nordeste. “São quase 400 inscritos para 11 vagas”, destacou

O coordenador pedagógico da Qualificação no Ceará, José Batista Cisne Tomaz, fez uma exposição dialogada sobre o curso, onde explicou que o objetivo geral é trabalhar com ferramentas inovadoras voltadas a gestão nos diferentes níveis do SUS, na perspectiva de formar gestores referenciados na regionalização da atenção à saúde.

Confira a relação dos pólos de tutoria regionalizada e municípios beneficiados, segundo Resolução 99/2009 da CIB/CE

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br