Governador entrega equipamentos a 31 hospitais-pólo do interior

8 de junho de 2009 - 14:47

Cid Gomes ressalta trabalho em parceria com municípios

Fotos: Andréa Veras

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, João Ananias, entregaram nesta segunda-feira, dia 8 de junho, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), equipamentos hospitalares aos prefeitos dos municípios onde estão localizados 31 hospitais-pólo. Na ocasião, o governador afirmou que a grande premissa de sua gestão na área de saúde é “trabalhar em absoluta parceria com os municípios, integrando governo federal, estadual e municípios”.

Cid Gomes ressaltou que tem insistido junto ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde para que seja ofertado o curso de Medicina na universidade federal a ser implantada em Redenção, a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab). Ele garantiu, inclusive, que o Estado se dispõe a construir uma unidade para servir de hospital-escola “que poderá atender a região do Maciço de Baturité até o Sertão Central”.

Sobre o atendimento especializado no interior cearense, o governador ressaltou que é um compromisso de seu governo acabar com essa lacuna, com a construção de 21 Policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas, “que vão melhorar o nível de serviços prestados à população em qualidade e quantidade”. Ele frisou ainda que, nesse espírito de parceria, aguarda propostas da Aprece, representada no evento pela presidente Eliane Brasileiro e o tesoureiro João Dilmar. “Nesse momento a gente estreita essas relações com os municípios e com entidades filantrópicas e particulares que merecem o apoio, a solidariedade e a parceria do governo do Estado”.

O secretário da Saúde, João Ananias, explicou que cada ação do governo atende uma lógica, com o objetivo de aumentar a resolutividade nas unidades de saúde, especialmente no interior do Estado.  “No momento em que esses equipamentos foram pensados, foi pensada a possibilidade de melhoria do diagnóstico. Então esses equipamentos vão melhorar o diagnóstico, evitando que as pessoas saiam de seus municípios em busca de tratamento”.

João Ananias destacou as ações de melhoria estrutural no setor saúde. “Nós temos um governo que está estruturando a saúde do Estado. Topou o desafio de construir e reformar hospitais”, completou, acrescentando que hospitais como os de Aracati e Tauá vão ganhar porte, estrutura e condições de atendimento à população local.

Solenidade

Prestigiaram a solenidade de entrega dos equipamentos o deputado federal Ciro Gomes (PSB) os deputados estaduais Lula Morais (PCdoB), Sérgio Aguiar (PSB) e Edísio Pacheco (PV), o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, o secretário-adjunto da Sesa, Marcelo Sobreira, além de prefeitos e diretores de hospitais dos municípios, dentre outras autoridades.

Equipamentos

Para os 31 hospitais-pólo, serão distribuídos, no total, 108 equipamentos. São aparelhos de ultrassom, aparelho de raio X portátil, processadoras de raio X, oxímetro de pulso, mesas de cirurgia, camas de recuperação, monitores multiparâmetros e 12 carros de anestesia. Atualmente, nos centros cirúrgicos dos 30 hospitais-pólo não há carros de anestesia com a tecnologia e capacidade dos novos que estão sendo entregues pelo Governo do Estado.

Hospitais de Pequeno Porte (HPP) também terão a estrutura reforçada, na área de assistência ao parto. Doze hospitais receberão kits, com camas para o parto, berços acrílicos, cardiotocógrafos, escadinhas com dois degraus e poltronas para acompanhantes.

Recursos

Os recursos para a aquisição dos equipamentos dos hospitais-pólo, no valor de R$ 3,620 milhões (3 milhões 620 mil reais), são do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A maior parte do investimento foi do Tesouro do Estado: R$ 2,102 milhões (2 milhões 102 mil reais). O restante, R$ 1,518 milhão (1 milhão 518 mil reais), veio do Ministério da Saúde. Já na aquisição dos kits para os Hospitais de Pequeno Porte o Tesouro do Estado foi fonte única. O total investido chegou a R$ 585,728 mil (585 mil 728 reais).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação da SESA