Reunião articula formação dos agentes comunitários de saúde de Fortaleza

1 de junho de 2009 - 15:03

Nesta quarta-feira, dia 27 de maio, aconteceu na Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde, uma reunião com vistas à continuidade da Etapa Formativa I do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.

Participaram da reunião as coordenadoras da Atenção Básica do município de Fortaleza e a equipe da ESP-CE responsável pelo referido curso.

Na ocasião, foram apresentados os resultados referentes às 21 (vinte e uma) turmas, distribuídas nas 6 (seis) Secretarias Executivas Regionais (SER), realizadas em 2008, envolvendo 624 agentes comunitários de saúde.

Também foram iniciadas as articulações necessárias a realização de novas turmas, que envolve preparação das turmas, formação dos grupos de apoio com os profissionais que das regionais.

A Coordenadoria está organizando processos seletivos e de capacitação pedagógica para o corpo docente, de modo a viabilizar a realização do curso que deve iniciar até o final desse semestre, em todas as regionais. O objetivo é que este ano seja formados todos os agentes de saúde de Fortaleza na etapa formativa I.

Conquista

O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde é uma conquista da categoria, que desde julho de 2002 foi reconhecida como profissional, por meio da Lei 10.507/2002. Um dos itens dessa legislação é a qualificação básica, que corresponde ao Curso Técnico de ACS, com 520 horas-aula.

O Estado do Ceará foi o primeiro no país a enviar um projeto e receber recursos para o curso. A Escola de Saúde Pública é referência na aplicação dos cursos e recebe visitas de vários estados para conhecer a proposta metodológica.

O curso é desenvolvido em parceria com os municípios. A Escola disponibiliza instrutores, coordena e supervisiona, prepara material didático e tem sistema de avaliação informatizado.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br