Especialização em Farmácia Hospitalar realiza VI Módulo

27 de maio de 2009 - 11:23

 

                                                                                                Foto: Andréa Veras

 
O Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar, promovido pela Coordenadoria de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realiza de 25 a 27 de maio, o VI Módulo, que está abordando a “Farmacotécnica Hospitalar”. As atividades, com carga horária de 30 horas, acontecem na sede da ESP-CE.

Destinado aos farmacêuticos que atuam na Farmácia Hospitalar de hospitais públicos do Ceará e de outros estados, o VI Módulo vai transmitir aos alunos conhecimentos para a prática de produção, manipulação e ou funcionamento de medicamentos na Farmácia Hospitalar, fundamentados em princípios de segurança e qualidade, cumprindo com as boas práticas de manipulação de medicamentos para o uso humano em farmácia.

Esse novo módulo está sensibilizando o farmacêutico para a importância da manipulação de medicamentos adaptados à necessidade do paciente; orienta sobre as formas farmacêuticas de maior viabilidade e interesse na manipulação da Farmácia Hospitalar; repassa conhecimentos sobre aspectos estruturais e ambientais das centrais de preparo de medicamentos, para o desenvolvimento de atividades dentro dos padrões mínimos de funcionamento; além de proporcionar conhecimentos específicos sobre as formulações estéreis e apirogênicas das misturas parentais no preparo com qualidade, segurança e eficácia.

Exercícios Interativos

Durante o VI Módulo, acontecem exercícios interativas, onde estão sendo abordados os seguintes temas: Farmacotécnica : conceitos, objetivos, legislação; Manipulação antineoplástico: legislação e uso adequado; Manipulação de Nutrição Parenteral: legislação e uso adequado; Implementação de Dose Unitária: líquidos e orais em Pediatria.

Iniciado em 2008, o Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar tem como proposta contribuir com a modernização dos serviços farmacêuticos hospitalares, capacitando técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), como estratégia fundamental para o desenvolvimento da qualidade, eficiência e eficácia da Assistência Farmacêutica no Ceará.

Com duração de 360 horas-aula, o curso será realizado em 12 unidades modulares de 30 horas, em um prazo de 12 meses. A monografia deve ser defendida e aprovada em seis meses, a partir da conclusão da última unidade modular.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.