Oficina orienta mestres na elaboração de artigos científicos

26 de maio de 2009 - 11:18

O Centro de Investigação Científica (CIC) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promoverá, no período de 27 a 29 de maio, a Oficina para Elaboração de Artigo Científico do Mestrado Profissional em Saúde Pública. O evento acontecerá, de 8 às 17 horas, na sala Newton Gonçalves, na sede da ESP-CE.

A Oficina irá orientar os 27 mestrandos do Mestrado Profissional em Saúde Pública (2006-2008) na elaboração de um artigo científico sobre o tema de suas dissertações. Durante a oficina, professores da Fiocruz, um consultor da revista Cadernos de Saúde Pública, e as coordenadoras do Mestrado, Silvana Granado e Inês Mattos, prestarão consultoria.

Depois de elaborados, os artigos serão avaliados e, posteriormente, publicados em revistas especializadas, com o objetivo de disseminar os conhecimentos resultantes de pesquisas científicas. Os temas são diversificados, abordando questões importantes de saúde pública como Atenção ao Idoso, Crianças Prematuras, Mortalidade Infantil, Mortalidade Perinatal, Dengue, Hanseníase e Hipertensão.

O Mestrado Profissional em Saúde Pública, realizado na ESP-CE de 2006 a 2008, foi coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e teve o objetivo de capacitar gestores e profissionais de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Vigilância em Saúde. O curso, que começou em outubro de 2006, foi realizado em duas etapas. A primeira foi equivalente a um curso de especialização na área de concentração do Mestrado, com carga horária de 765 horas. A etapa foi concluída com a apresentação de um projeto de pesquisa. A segunda etapa foi o desenvolvimento da dissertação de Mestrado Profissional, com carga horária de 1.440 horas.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br