Cooperação Ceará-Quebec – Reunião bimestral discute avanços e desafios

26 de maio de 2009 - 10:59

Fotos: Andréa Veras

Na última segunda-feira, 25 de maio, aconteceu a primeira Reunião Bimestral da Cooperação Ceará-Quebec, conduzida pelo diretor brasileiro do projeto, secretário João Ananias. Na oportunidade, o secretário ressaltou a importância do projeto para o Ceará e o Brasil, considerando as dimensões dos resultados que estão sendo trabalhados no âmbito do intercâmbio de conhecimentos com o Canadá, que já tem uma expertise na gestão e formação por competência. Segundo Ananias, “além da necessidade de se investir mais na formação técnica no Brasil, tem que se assegurar uma formação baseada em competências e uma gestão da formação que regule a oferta de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde”.

Representando o município de Fortaleza, o secretário municipal de Saúde e vice-presidente do CONASEMS,. Alex Mont’Alverne, , falou da importância da utilização da abordagem por competência na elaboração dos programas de formação. Segundo Mont’Alverne, “não é apenas formar, mas formar para exercer adequadamente seus papéis”. Designado pelo CONASEMS para acompanhar a cooperação no Ceará, o secretário de Saúde reafirmou, ainda, a parceria do conselho na difusão do projeto em nível nacional.

Do município de Sobral, o técnico Reginaldo Feijão, falou em nome do secretário de Saúde, Carlos Hilton e da diretora da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, Socorro Dias, e reafirmou o compromisso de Sobral no desenvolvimento do Projeto de Cooperação e na implementação dos processos de gestão e formação por competência.

A coordenadora da CGTES, Lúcia Arruda, ressaltou a necessidade de formações para o fortalecimento do SUS como o Técnico em Atendimento Pré-hospitalar e o Técnico em Radiologia, dentre outras, cujos programas estão sendo elaborados no âmbito do projeto. A coordenadora explanou, ainda, sobre o retrato do setor saúde e do Sistema de Informação, importantes ferramentas da gestão da formação, que também estão sendo trabalhadas no Componente 1 do projeto.

Balanço

Para fazer um balanço, Ana Ellery, atual coordenadora brasileira do projeto, apresentou, em linhas gerais, os principais avanços da cooperação, destacando a parceria de tantas instituições brasileiras, com apoio do Canadá, em prol do fortalecimento do SUS, o início da elaboração do Retrato do Setor Saúde e da Pesquisa de Inserção dos Egressos no Mundo do Trabalho, o processo de construção dos programas de formação, dentre outras. Quanto aos desafios, a coordenadora apontou a finalização do material de apoio pedagógico dos cursos para a oferta, a implementação da gestão da formação, o reconhecimento de experiências adquiridas e o desenvolvimento de estratégias de promoção da equidade de gênero e étnico-cultural na formação.

Para fechamento da reunião, João Ananias agradeceu o empenho dos técnicos nas atividades do Projeto, o compromisso da atual coordenadora nrasileira na articulação dos processos e deu boas-vindas à nova coordenadora Carmem Cavalcante, técnica do Sistema Municipal de Saúde-Escola de Fortaleza, que assume a partir de 01 de junho, tendo em vista a saída de Ana Ecilda para realização de doutorado no exterior.

Presenças

A reunião contou com a presença de gestores e técnicos das instituições parceiras – Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Sistema Municipal de Saúde-Escola (SMSE), Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral (SSAS) e Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia (ESFVS).

21ª missão no Ceará

Acontecem até o próximo dia 29 de maio, as atividades da 21ª missão da Cooperação Ceará-Quebec, com a presença das consultoras canadenses Nadyne Bédard e Alice-Eva Daigle, do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação – CIDE, que retornaram ao Brasil para dar continuidade à consultoria pedagógica da elaboração de Programas de Formação segundo a Abordagem por Competência.

As atividades estão sendo realizadas no Hotel Iate Plaza (Av. Beira Mar, 4753, Mucuripe), em período. Na semana seguinte, de 01 a 05 de junho, as equipes se deslocarão para o município de Sobral, onde as atividades serão concentradas na Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, parceira da Cooperação.

A meta da 21ª missão é finalizar o material pedagógico do Módulo Contextual Básico, que corresponde ao primeiro semestre da Formação Técnica em Saúde, no qual serão trabalhadas todas as competências gerais dos profissionais técnicos da área da saúde e a introdução da formação específica que estarão cursando.
.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br