CEDOB participa de treinamento da Rede BiblioSUS

26 de maio de 2009 - 11:21

 

O Centro de Documentação e Biblioteca (CEDOB) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), representado pela sua gestora, a bibliotecária Helena Carvalhedo, participou de um treinamento da Rede BiblioSUS , sobre o sistema LILDBI-WEB – plataforma da metodologia da base de dados da LILACS – no período de 11 a 15 de maio passado, em Brasília.

O treinamento foi uma iniciativa da Rede BiblioSUS, projeto firmado entre o Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Ceará, no qual o CEDOB é participante. O objetivo do treinamento, segundo Helena Carvalhedo, foi o primeiro passo dado no sentido do CEDOB fazer parte da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde Pública) como Centro Cooperante, alimentando as bases de dados da BVS.

REDE BIBLIOSUS

A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil (Rede BiblioSUS) tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS (Biblioteca Virtual em Saúde Pública) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde. O projeto da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (CGTES) prevê a implantação de bibliotecas com acervo físico e acesso à BVS nas 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), Secretarias de Saúde de municípios com mais de 100 mil habitantes e nas unidades próprias da rede pública de saúde.

A inauguração da Estação BVS, em novembro de 2006, no Ceará, foi um passo decisivo com vistas a assegurar, ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública nas unidades de informação e instituições do SUS. O Ceará já conta com duas Estações BVS, uma na sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, e outra sede da ESP-CE, na Av. Antônio Justa, 3161, Meireles.

Atuando na promoção inclusão digital, a Estação BVS (www.bvs.br) permite aos usuários acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas geradas por instituições do SUS e acadêmicas disponíveis na BVS. A Estação BVS faz parte de uma política de informação em saúde para a qualificação, promoção da eqüidade e valorização das secretarias estaduais de Saúde, bem como para a consolidação da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – www.saude.gov.br/bibliosus/.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br