Último dia de inscrições para tutores de Curso Nacional de Qualificação

25 de maio de 2009 - 11:30

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), abre processo de seleção para tutores do Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, que tem carga-horária de 180 horas, sendo 156 realizadas à distância e 24 de forma presencial. O curso tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, referenciada na regionalização da atenção à saúde. A previsão de início é no segundo semestre deste ano. No Ceará serão disponibilizadas 11 vagas.

Podem concorrer profissionais de nível superior nas áreas de Saúde, Ciências Sociais, Administração e Serviço Social. É necessário experiência comprovada e/ou especialização nas áreas de: gestão pública, políticas públicas e de saúde, saúde pública, saúde coletiva, planejamento, avaliação ou gestão de serviços e sistemas de saúde, desenvolvimento gerencial do SUS.

Também é requisito ter experiência em docência, na graduação ou pós-graduação, preferencialmente na modalidade à distância; habilidade no uso de computadores e disponibilidade de 20 horas semanais. Os tutores receberão uma bolsa mensal de R$ 1.200, com duração de sete meses.

Seleção

O processo seletivo se dará de forma descentralizada, por Estado, em duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e a segunda de caráter eliminatório e classificatório. O primeiro momento será de verificação dos requisitos do edital e análise dos documentos apresentados. A segunda fase consiste na participação do candidato na Oficina de Formação Inicial de Tutores, prevista para acontecer em Recife (PE) durante uma semana, na segunda quinzena do mês de julho.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas ATÉ HOJE 25 de maio de 2009, via internet, através de ficha disponível no link: http://www.extranet.ead.fiocruz.br/simios/inscricao_web/inscricao_01.php?edital=62.

A documentação pode ser encaminhada pessoalmente (das 8h às 17h) ou por Sedex ou AR para Central de Serviços, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, Cep.:  60.165-090, Central de Serviços), com data final de postagem 25 de maio. Todas as informações sobre o processo seletivo serão divulgadas no site www.ead.fiocruz.br e as informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail ead@fiocruz.com.br.

Atuação

Os tutores selecionados vão atuar como docentes, mediando o processo ensino-aprendizagem , na construção do conhecimento dos alunos, apoiados pelos respectivos coordenadores pedagógicos. Cada tutor acompanhará até 30 alunos, por meio eletrônico, via telefone ou fax e pela realização de um plantão presencial de 04 horas semanais.

O curso

O Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS é realizado por meio de uma parceria envolvendo 34 escolas de saúde pública e é um componente do Programa Mais Saúde, do governo federal, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).  A ESP-CE é responsável pela coordenação no Ceará. A região Nordeste é a segunda a assinar o termo de compromisso para a realização do curso, em solenidade que aconteceu no último dia 17 de abril, em Recife (PE), com a presença de representantes das universidades, escolas de saúde pública, ENSP e Ministério da Saúde.

No primeiro momento, o curso, que terá 180 horas-aula, vai abrir 7,5 mil vagas em todo o país, sendo 311 para o Ceará. Será trabalhado em um conceito de “aluno-equipe”, priorizando microrregiões nos estados para que possa ser atingido não somente o aluno, mas toda uma equipe de gestores.

Além de coordenar a seleção dos tutores, a ESP-CE vai disponibilizar um espaço para que eles possam dar plantão semanal, acompanhando o processo educacional de cada aluno, que também contará com toda a estrutura de ensino à distância que a ENSP disponibiliza.

Instruções: para visualizar os anexos você precisa ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br