Cooperação Ceará-Quebec 21ª missão trabalha módulo para Formação Técnica em Saúde

22 de maio de 2009 - 11:43

Começaram nesta segunda-feira, dia 25 de maio, as atividades da 21ª missão da Cooperação Ceará-Quebec, com a presença das consultoras canadenses Nadyne Bédard e Alice-Eva Daigle, do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação – CIDE, que retornaram ao Brasil para dar continuidade à consultoria pedagógica da elaboração de Programas de Formação segundo a Abordagem por Competência.

Na primeira semana, de 25 a 29 de maio, as atividades estão sendo realizadas no Hotel Iate Plaza (Av. Beira Mar, 4753, Mucuripe), em período. Na semana seguinte, de 01 a 05 de junho, as equipes se deslocarão para o município de Sobral, onde as atividades serão concentradas na Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, parceira da Cooperação.

A meta da 21ª missão é finalizar o material pedagógico do Módulo Contextual Básico, que corresponde ao primeiro semestre da Formação Técnica em Saúde, no qual serão trabalhadas todas as competências gerais dos profissionais técnicos da área da saúde e a introdução da formação específica que estarão cursando.

Segundo Carmem Cavalcante, coordenadora do Programa de Formação Técnica em Radiologia, esta missão tem como estratégia a ‘formação-ação’, integrando teoria e prática.“A formação por competência deve assegurar que o futuro profissional seja capaz de mobilizar, articular e colocar em prática atitudes, conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho eficiente e eficaz das atividades requeridas em seu trabalho”, explica.

Participação

A abertura da missão contou com a presença do diretor brasileiro da Cooperação, o secretário da Saúde do Ceará, João Ananias. Antes do início das atividades, às 7h30, o secretário conduziu uma reunião no mesmo local com todos os parceiros do projeto – secretários, diretores de escolas, técnicos envolvidos nas atividades da Cooperação, seja no Componente 1 – Gestão do Trabalho em Saúde ou no Componente 2 – Formação por Competência.

A partir de junho, a Secretaria Executiva da Cooperação funcionará na sede da ESP-CE, mais precisamente na Sala Carlos Ribeiro. A ideia é disponibilizar uma estrutura onde os parceiros terão acesso a informações, produtos, relatórios, contribuindo assim com a difusão e fortalecimento do projeto.

Mais sobre a Cooperação

O objetivo geral da Cooperação Ceará-Quebec é reforçar a capacidade institucional das escolas de formação de recursos humanos a fim de desenvolver e ofertar programas de formação técnica segundo a Abordagem por Competência, bem como a capacidade do Estado do Ceará para planificar e gerir a formação de trabalhadores para o setor saúde, baseado na abordagem por competência.

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal Saúde-Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI); o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução..

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br