Começa especialização para futuros diretores de Policlínicas e CEOs

22 de maio de 2009 - 18:15

Foto: Andréa Veras

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), responsável pela seleção e capacitação dos diretores de Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, começou, nesta sexta-feira, dia 22 de maio, o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, terceira e última etapa do processo seletivo, que acontecerá até o dia 24 de novembro de 2009.

A aula inaugural do curso aconteceu no auditório Ciro Gomes, sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles), com uma exposição dialogada sobre Redes de Atenção à Saúde, encerrando-se às 21 horas com uma confraternização. As atividades prosseguem no sábado e domingo, das 8h às 17h.

A coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim, saudou os candidatos, destacando a opção do Governo do Ceará por realizar uma seleção pública para a contratação de diretores das novas unidades de saúde e a iniciativa pioneira de incluir nesse processo um curso de especialização. “É com muita satisfação que recebemos esses profissionais e colocamos à disposição toda a estrutura da ESP-CE, como a biblioteca e laboratórios de informática, para que tenham o máximo de aproveitamento no curso e sejam realmente preparados para assumir a responsabilidade de suas funções”.

O secretário-executivo da Secretaria da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, destacou que a atual gestão da SESA tem primado pela seleção e qualificação dos gestores, em detrimento das indicações políticas. Ressaltou que este modelo de seleção pública poderá ser adotado para outros cargos que surgirem, tendo em vista que a rede estadual de saúde vem sendo ampliada.

Bastos destacou também o alto nível dos candidatos, que em sua maioria têm mestrado, doutorado e larga experiência em gestão. “Aproveitem essa oportunidade, porque este projeto tem início, meio e fim. Os prazos estão sendo cumpridos e as obras estão iniciadas. Quem fez a seleção e está aqui sabe que tem uma unidade para assumir até o próximo ano. Aqueles que, no momento inicial não conseguirem, terão em seu currículo um curso de especialização bem elaborado e com professores de referência. Não é qualquer governo, não é qualquer escola que pode oferecer um curso com esse padrão”, afirmou o secretário.

Processo seletivo

As 95 vagas para diretores de CEOs e Policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais. Eles foram submetidos a três etapas de seleção: a primeira, uma prova objetiva e discursiva e a segunda etapa, análise de currículo e avaliação comportamental.

A terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, com 460 h/a, que terá momentos presenciais a cada 15 dias (sexta-feira das 16h às 22h; sábado e domingo das 8h às 17h). Além disso, serão ministradas 72 h/a à distância, com o módulo Liderança em Saúde. “É uma forma de evitar a dispersão, manter o candidato comprometido com o curso e abordar um tema atual e importante na área de gestão”, explica Silvia Bomfim.

Os diretores selecionados vão gerenciar 21 policlínicas e 16 CEOs que o Governo do Estado tem como meta construir até 2010. Desse total de unidades, 4 policlínicas e 5 CEOs Regional estão em construção.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br