Especialização em Práticas Clínicas entra na reta final

30 de abril de 2009 - 16:26

 

A “Saúde do Adulto e Idoso” é o tema síntese temática do VIII Módulo do Curso de Especialização em Práticas Clínicas em Saúde da Família, a ser realizado no dia 30 de abril, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Promovido pela Coordenadoria de Atenção em Saúde da ESP-CE, o curso é voltado para médicos, enfermeiros e dentistas das equipes de Saúde da Família dos municípios de Guaiúba, Beberibe, Aquiraz e Horizonte.

A abordagem à Saúde do Adulto neste módulo tem enfoque em áreas de interesse em saúde pública, tais como Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. A partir da prática profissional, serão suscitadas reflexões a respeito do cuidado em saúde do adulto e idoso no contexto do território das Equipes de Saúde da Família no SUS.

O método

O objetivo do curso é contribuir para uma performance profissional de excelência em atenção primária, tendo como eixo central o Método Clínico Centrado no Paciente, ou seja, o desenvolvimento de uma relação terapêutica com impactos positivos na saúde do paciente e na satisfação profissional.

Os módulos são estruturados em encontros presenciais de 20 horas-aula, seguidos de encontros descentralizados, onde as equipes de PSF se encontram durante 4 horas semanais para estudar casos, de acordo com a temática do grupo e a realidade de seus municípios. No encontro presencial seguinte, o conteúdo é fechado com uma síntese temática do que foi trabalhado no período. Este é o último momento presencial, sendo que os alunos estão finalizando seus trabalhos de conclusão de curso. 

Um aspecto inovador é o uso de abordagens educacionais baseadas na experiência dos participantes, que irão apresentar, ao final do curso, um projeto de intervenção em problemas detectados no trabalho diário deles em suas respectivas comunidades. Para orientá-los, no dia 30 à tarde, será realizada uma oficina sobre o passo-a-passo para a confecção do projeto de intervenção, seguida de um encontro individual com seus orientadores.

Sobre o curso

Iniciado em novembro de 2007, o Curso de Especialização em Práticas Clínicas objetiva contribuir para uma performance profissional de excelência em Atenção Primária, tendo como eixo central o Método Clínico Centrado no Paciente, ou seja, o desenvolvimento de uma relação terapêutica com impactos positivos na saúde do paciente  e na satisfação profissional.O conteúdo programático vem de encontro ao redirecionamento dado às políticas públicas do país e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no sentido de promover ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação em todos os níveis de atenção, incluindo ações em pré-natal, parto e puerpério, ginecologia, planejamento familiar, climatério, dentre outras necessidades de acordo com o perfil de cada população.

Por conta da relevância dada à Atenção Primária à Saúde, as ações de capacitação dos profissionais das equipes do Saúde da Família visam proporcionar um atendimento integrado com o objetivo de atender a maioria dos anseios em relação à saúde da população.

Mais informações: 85 3101.1405 / 3101.1420

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br