Oficina capacita Conselheiros de Saúde de Russas e Limoeiro

17 de abril de 2009 - 15:22

Os municípios de Russas e Limoeiro do Norte estão sediando, nos dias 16 e 17 de abril, a Oficina sobre a Política de Incentivo contra as DST/AIDS que tem como finalidade capacitar os Conselheiros Municipais de Saúde para a ampla mobilização na prevenção das DST/AIDS com foco no controle social.

A oficina é uma promoção conjunta da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Coordenadoria de Promoção e Prevenção da Saúde (Coprom), através do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev) da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa).

Com carga-horária de 12 horas, a proposta da oficina é fornecer instrumentos para que os conselheiros atuem com mais força na prevenção das DST/Aids em seus municípios. Segundo o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, esta é mais uma atividade que corresponde à missão da Escola, de capacitar pessoas para o Sistema Único de Saúde. “Nós afirmamos que o SUS se concretiza com a participação da população, através do controle social. Os conselheiros são essa representação. É questão central para que os conselheiros desempenhem bem seu trabalho, ter acesso ao máximo de informações, como as que estão tendo agora em relação à prevenção de DSTs”.

FORMAÇÃO

O evento está inserido em um conjunto de mais de 50 ações que visam a investir na formação continuada de vários atores sociais que estão nas escolas, postos de saúde, organizações não-governamentais e meios de comunicação dos 184 municípios cearenses, que vão ganhar em atualização do conhecimento e apropriação de novas tecnologias no combate, diagnóstico e controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A ESP-CE assumiu o desafio de organizar, articular, produzir material didático, acompanhar e avaliar as ações, que acontecem de forma descentralizada em todo o Estado. “Cada uma dessas atividades está sendo cuidadosamente trabalhada, seguindo as premissas pedagógicas da ESP-CE e orientações dos técnicos responsáveis pelos projetos na Coprom/Nuprev. Também organizamos uma equipe com notória experiência e vivência profissional nessa área, que está trabalhando para cumprir o calendário de eventos pensado para o ano inteiro”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Alice Pequeno, ressaltando o trabalho conjunto com a Coprom/Nuprev.

AÇÕES

Em 2009, estão previstas atividades até novembro, entre as quais: oficinas para Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde sobre Política de Incentivo contra as DSTs/Aids; Cursos Básicos de Vigilância Epidemiológica;  capacitações para Manejo da Gestante HIV e Criança Exposta, cujo público-alvo são médicos, enfermeiros e bioquímicos; capacitações Saúde e Prevenção na Escola para profissionais de saúde, educação e adolescentes, totalizando 550 participantes; Oficina para Mobilizadores Sociais das CRES, destinada a profissionais das CRES, NUVET e ASCOM; capacitações de DST/Aids e co-infecção Tuberculose/HIV, que têm como público-alvo os agentes penitenciários do Estado, médicos e enfermeiros; Curso de Melhoria da Qualidade de Dados Sinan/NET; Capacitação de Prevenção Positiva em HIV/Aids, com 16 horas-aula e destinada a profissionais de saúde, gestores e pessoas vivendo com HIV/Aids; Seminário em DST/Aids para Equipes de Saúde Bucal; Seminário para Radialistas e Fórum Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE –  ascom@esp.ce.gov.br