Fórum sobre DST/Aids mobiliza profissionais de saúde

17 de abril de 2009 - 15:24

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realizou, no último dia 16 de abril, em Aracati, o II Fórum Científico de DST/AIDS, que mobilizou 110 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) da CERES de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.

Promovido pela Coordenadoria de Pós-Graduação de Vigilância da Saúde da ESP-CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Prevenção da Saúde, através do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o fórum visa propiciar um debate científico sobre a infecção pelo HIV com enfoques nas áreas de transmissão e prevenção, diagnóstico (com ênfase na detecção precoce) e cuidados da atenção básica às pessoas vivendo com HIV/AIDS que são assistidas em serviços de referência.

O município de Tianguá sediou em março passado o primeiro fórum. Estão previstos fóruns para Fortaleza, em junho, Crateús, em agosto, e Juazeiro, em outubro. A previsão é mobilizar mais de mil profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para uma discussão em torno das DSTs, especialmente a Aids, de forma que intensifiquem atitudes de prevenção e atendimento humanizado com seus pacientes, diagnosticando, aconselhando e informando mais acerca das doenças, inclusive da convivência com o vírus HIV. Estão sendo distribuídos 1.150 (hum mil cento e cinqüenta) exemplares da Cartilha de DST/Aids do Ministério da Saúde, com informações estratégicas na prevenção, diagnóstico e tratamento.

“A ação descentralizada é indispensável, porque não se trata de uma demanda apenas da capital. Todo o Estado tem que estar preparado para receber esses pacientes e, ao mesmo tempo, realizar ações de prevenção e diagnóstico precoce”, explica a coordenadora de  Pós-graduação em Vigilância da Saúde, Alice Pequeno.

Convidados

Cada fórum conta com a presença de três facilitadores, entre eles um médico infectologista. Entre os infectologistas convidados estão: Telma Régia Bezerra Sales de Queiroz, Rômulo César Sabóia Moura, Érico Antônio Gomes de Arruda e Terezinha do Menino Jesus. Também participam as enfermeiras Telma Alves Martins e Fernanda Scheridan de Morais Bezerra e a assistente social Francisca Albaniza Pereira Leite.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE –  ascom@esp.ce.gov.br