ESP-CE prepara Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica

30 de março de 2009 - 14:54

A Coordenadoria de Pós-graduação Atenção à Saúde e o Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde promove, nos dias 30 e 31 de março, a terceira oficina para Desenho de Currículo baseado em Competências do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Assistência Farmacêutica. Docentes e profissionais da área debatem questões pertinentes à elaboração do conteúdo programático deste curso, que está previsto para acontecer de junho a agosto deste ano.

Segundo a coordenadora de Atenção à Saúde, Isabel Cavalcanti, o curso tem 200 vagas e será ofertado à distância para todo o país. O público-alvo são pessoas que trabalham com assistência farmacêutica, Podem se inscrever, de 13 a 30 de abril, no site www.esp.ce.gov.br, profissionais que tenham vínculo comprovado com as secretarias de saúde estaduais. O curso tem apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde.

A coordenadora ressalta que o propósito é fornecer instrumentos para a criação de uma estrutura organizacional e técnica permanente que fortaleça as ações de assistência farmacêutica. “Proporcionando acesso ao medicamento com uso racional, por exemplo, os profissionais vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários”, frisa Cavalcanti.

O curso será dividido em quatro unidades: Políticas de Saúde e Assistência Farmacêutica; Gestão e Planejamento de Assistência Farmacêutica; Assistência Farmacêutica: Promoção de Acesso e Uso Racional de Medicamentos; Incorporação e Avaliação Tecnológica em Saúde. Também contará com módulos transversais: Bioética; Auto-aprendizagem; autorreflexão; desenvolvimento de lideranças.

Os conteúdos serão ministrados por professores de referência da Assistência Farmacêutica e tutores da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE –  ascom@esp.ce.gov.br