Especialização aborda Saúde do Adulto e do Idoso

24 de março de 2009 - 13:14

 

 
A Coordenadoria de Atenção à Saúde realiza, entre os dias 25 e 27 de março 2009, o Módulo VIII do Curso de Especialização em Práticas Clínicas de Saúde da Família, que é também a última atividade presencial.  O tema a ser tratado é Saúde do Adulto e Idoso. Dirigidas a médicos, enfermeiros e dentistas das equipes de Saúde da Família dos municípios de Caucaia, Guaiúba, Beberibe, Aquiraz e Horizonte, as discussões são baseadas no cotidiano de trabalho desses profissionais.

A abordagem à Saúde do Adulto neste módulo tem enfoque em áreas de interesse em saúde pública, tais como Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. A partir da prática profissional, serão suscitadas reflexões a respeito do cuidado em saúde do adulto e idoso no contexto do território das Equipes de Saúde da Família no SUS.  

Este módulo traz maior aprofundamento para profissionais médicos, enfermeiros e dentistas nas questões de saúde-doença do ponto de vista epidemiológico e sócioeconômico, indispensáveis para a manutenção da saúde geral do adulto e do idoso.

Teoria na prática

O objetivo do curso é contribuir para uma performance profissional de excelência em atenção primária, tendo como eixo central o Método Clínico Centrado no Paciente, ou seja, o desenvolvimento de uma relação terapêutica com impactos positivos na saúde do paciente e na satisfação profissional.

Os módulos são estruturados em encontros presenciais de 20 horas-aula, seguidos de encontros descentralizados, onde as equipes de PSF se encontram durante 4 horas semanais para estudar casos, de acordo com a temática do grupo e a realidade de seus municípios. No encontro presencial seguinte, o conteúdo é fechado com uma síntese temática do que foi trabalhado no período. Este é o último momento presencial, sendo que os trabalhos de conclusão serão entregues em maio próximo.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE –  ascom@esp.ce.gov.br