Dengue: V turma para médicos

20 de março de 2009 - 11:04

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará – COPROM/SESA, realiza, de 23 a 25 de março, a quinta turma do Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento dos Casos de Dengue Clássica e Hemorrágica. O curso tem carga horária de 20 horas-aula e será ministrado para 50 médicos das Coordenadorias Regionais de Saúde – CRES e de Fortaleza.  As palestras vão acontecer a partir das 8 horas, na sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

A meta da Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE é realizar 11 turmas até junho de 2009, contemplando todos os municípios do Estado. Entre os palestrantes, os médicos Ivo Castelo Branco, Antônio Afonso Bezerra Lima, Tânia Mara Silva Coelho e Luciano Pamplona Góes Cavalcante. Entre os assuntos a serem tratados estão: aspectos epidemiológicos da dengue no Ceará; diagnóstico laboratorial; diagnóstico diferencial da dengue; tratamento das formas clínicas de dengue e fisiopatologia clínica das formas de dengue.

O grande objetivo do curso é compreender o comportamento epidemiológico das atividades de controle e do tratamento da dengue. Esta turma vai atender a Macrorregional de Fortaleza, que abrange os municípios de Canindé, Baturité, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Russas, Iguatú, Itapipoca, Quixadá, Icó, Tauá, Limoeiro do Norte e Aracati.

A coordenadora de Vigilância da Saúde, Alice Pequeno Marinho, afirma que é imperativo o desenvolvimento de estratégias para controle da dengue, atacando toda a sua cadeia epidemiológica. “O desafio continua centrado na busca de soluções que venham a atender a demandas de profissionais de saúde a fim de que se tornem aptos a prestarem assistência de qualidade, em qualquer nível de atenção aos pacientes com dengue, em todas as suas formas de apresentação”, argumenta.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE –  ascom@esp.ce.gov.br