Caravana Nacional mobiliza o Ceará para o fortalecimento do SUS

18 de março de 2009 - 03:00

Os resultados de 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) na melhoria da qualidade de vida de toda a população brasileira são inúmeros. Aparecem em indicadores importantes, como o da redução da mortalidade infantil. Para discutir os avanços e desafios do maior sistema de saúde do mundo e o SUS como patrimônio da humanidade, no dia 25 de março, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará promovem, em Fortaleza, a Caravana Nacional em Defesa do SUS. O Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde (Cossems) e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza também estão integrados na realização da caravana, que acontece na Escola de Saúde Pública do Ceará, Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles.

Com a previsão de mobilizar pelo menos duas mil pessoas, a programação da Caravana Nacional em Defesa do SUS tem três momentos distintos. Dois acontecem simultaneamente das 9 às 17 horas. Enquanto os painéis aprofundam o debate sobre as conquistas e desafios do Sistema, no auditório Ciro Gomes da ESP-CE, nesse mesmo horário, em 12 tendas montadas no quarteirão em frente à Escola, a população verá ações do SUS na vigilância em saúde, atenção básica, promoção da saúde, DST/Aids, dengue, doação de órgãos e tecidos, saúde a população também terá acesso a preservativos e a serviços de verificação de Pressão Arterial, vacinação contra rubéola e hepatite e poderá fazer doação de sangue e medula. Ainda no corredor das tendas, atores de teatro, grupos de dança, repentistas e cordelistas se apresentam, reforçando a educação em saúde contra a dengue, calazar, aids. E não faltará espaço para sugestões e reclamações sobre o SUS, que os usuários poderão fazer na unidade móvel da Ouvidoria Geral do Estado.

O terceiro momento da Caravana começa às 17 horas, em frente a ESP-CE. É um ato público, com apresentações culturais e artísticas e a participação de autoridades da área da saúde, como o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, que já confirmaram presença. Parlamentares da bancada cearense no Congresso Nacional, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza foram convidados. “Estamos comprometidos em envolver na caravana o maior número de municípios, conselheiros de saúde, gestores e profissionais para ampliar a capacidade resolutiva do SUS e assim fortalecer a saúde pública”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alci Pinheiro. Para o secretário da Saúde do Estado, João Ananias, “apesar das dificuldades de financiamento, o SUS está mais próximo do sucesso em apenas duas décadas de existência do que do fracasso. Temos condições de avançar ainda mais a partir do controle social mais forte e da regulamentação da Emenda Constitucional 29”.

O superintendente Haroldo Pontes afirma que é um orgulho para a ESP-CE ser cenário de lançamento da caravana, que trará discussões tão importantes. “É uma excelente oportunidade para que as pessoas possam conhecer mais sobre esse patrimônio da população brasileira que é o SUS e a ESP-CE é o espaço ideal para essa reflexão”.

PROGRAMAÇÃO DOS PAINÉIS,
AUDITÓRIO CIRO GOMES NA ESP-CE

9h. Abertura – Ato político de lançamento da Caravana Nacional em Defesa do SUS

Composição da Mesa:
Representante da SGEP/MS
Representante do CNS/CE
Representante da CONASS
Representante do CONASSEMS
Representante da SESA/CE
Representante da CESAU
Representante da SMS de Fortaleza
Representante do CMS de Fortaleza
Representante da ESP
Representante da Assembléia Legislativa
Representante da Câmara Municipal de Fortaleza
Representante do Ministério Público

10h. Painel: Avanços e desafios do SUS e 1ª Conferência Mundial de Desenvolvimento dos Sistemas Universais de Saúde e Seguridade Social.

APRESENTAÇÃO: Conselho Nacional de Saúde, Comissão organizadora da 1ª Conferência Mundial
MODERADOR: Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS
COORDENADOR: Manoel Dias da Fonsêca Neto

12h. Almoço

14h. Avanços e desafios do SUS no Ceará

Mesa Redonda com:
Representante da SESA/CE
Representante do CESAU
Representante da SMS Fortaleza
Representante do COSSEMS/CE
COORDENADOR: Vera Maria Coelho Câmara

16h. Painel: SUS como Patrimônio da Humanidade.

APRESENTAÇÃO: usuários do Conselho Nacional de Saúde (CNS)
COORDENADOR: Usuário do CESAU

17h. ATO POLÍTICO EM DEFESA DO SUS