Oficina prepara Especialização em Gestão de Assistência Farmacêutica

11 de março de 2009 - 14:24

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde e Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, realiza, nos dias 12 e 13 de março, a Oficina de Integração do VIII Curso de Especialização em Gestão de Assistência Farmacêutica. O curso está com inscrições previstas para os dias 15 a 30 de abril de 2009 e deve ser ofertado a partir 15 de junho para 35 profissionais do Ceará, Piauí e Maranhão. Com 460 horas-aula, a especialização está em sua oitava turma e é realizada em convênio com o Ministério da Saúde.

A seleção será baseada em análise de currículo e entrevista e dela podem participar servidores públicos fixos ou temporários das secretarias de saúde estaduais e municipais, lotados nos serviços de assistência farmacêutica em nível de gestão ou de atenção ao usuário dos três estados, exceto os municípios maranhenses de Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Imperatriz e São João dos Patos.

De maneira geral, o objetivo é que os servidores adquiram conhecimentos para aperfeiçoar ações fundamentais da área, como a garantia de acesso a medicamentos de qualidade e o uso racional de medicamentos, explica o coordenador do curso, Domingos Sávio de Carvalho.

Sobre a oficina

Na quinta-feira, dia 12, será apresentado o Projeto Nacional de Qualificação dos Profissionais de Assistência Farmacêutica, por Silvana Nair Leite, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Na sexta-feira, dia 13, o coordenador do CDES, José Batista Cisne, vai discorrer sobre o processo de Desenho de Currículo Baseado em Competências (DCBC), elaborado segundo as diretrizes do Projeto Político Pedagógico da ESP-CE, para que o curso atenda às necessidades do Estado no que diz respeito a formação de profissionais farmacêuticos na área de gestão.

O objetivo do encontro é promover uma integração entre docentes, facilitadores e técnicos envolvidos na formatação do curso.

Projeto Político Pedagógico

A construção de Currículo Baseado em Competências é uma das premissas do Projeto Político Pedagógico (PPP) que norteia as ações educacionais da ESP-CE. Uma atenção especial é dada na elaboração dos currículos de seus diversos programas, que têm como pilares: ensino centrado no estudante; baseado em problemas; aprendizagem no contexto; abordagem temática multidisciplinar, integrada, por competência, com orientação e base na comunidade.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br