ESP-CE prepara Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental

2 de março de 2009 - 13:07

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realiza, na próxima quinta-feira, dia 05 de março, mais um módulo da Oficina para Desenho de Currículo do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental. O objetivo é construir um curso que atenda às necessidades do Estado de fortalecer as ações de vigilância ambiental nos municípios.

 

Ministrada pelo Centro de Educação para as Profissões de Saúde da ESP-CE, a oficina é dividida em cinco módulos, onde são discutidos: público-alvo, definição de competências a serem desenvolvidas pelos alunos e a definição de conteúdos com este fim.

 

O curso, que tem 35 vagas e edital previsto para abril, é direcionado a profissionais de nível superior, que exerçam funções de coordenação ou técnica, na área de vigilância em saúde ambiental, nas secretarias municipais e estadual de Saúde do Ceará.

 

Entre os conteúdos abordados, ações de vigilância em saúde relacionadas à qualidade da água; populações expostas a solos contaminados, à poluição do ar, a produtos químicos e desastres naturais. “Pretendemos oferecer ferramentas para que esses profissionais possam estruturar ou melhorar os serviços de vigilância ambiental nos municípios em que atuam”, explica Edenilo Barreira, um dos coordenadores do curso.

 

A oficina reúne especialistas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Secretaria de Saúde do Crato e Ministério da Saúde e será concluída no próximo dia 12 de março. O edital do curso está previsto para ser lançado em abril. 

 

Projeto Político Pedagógico

 

A construção de Currículo Baseado em Competências é uma das premissas do Projeto Político Pedagógico (PPP) que norteia as ações educacionais da ESP-CE. Uma atenção especial é dada na elaboração dos currículos de seus diversos programas, que têm como pilares: ensino centrado no estudante; baseado em problemas; aprendizagem no contexto; abordagem temática multidisciplinar, integrada, por competência, com orientação e base na comunidade.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br