ESP-CE investe na formação de profissionais de Saúde Bucal

5 de fevereiro de 2009 - 13:24

Os alunos dos municípios de Canindé e Quixadá estão concluindo os cursos de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e Técnico de Higiene Dental (THD) neste mês de fevereiro. Em Canindé, a solenidade será dia 06 de fevereiro, às 9 horas, na sede da Prefeitura Municipal, onde será servido um coquetel. Recebem o certificado de THD 25 alunos.

Em Quixadá, a formatura será no próximo dia 11 de fevereiro, com um jantar na Câmara Municipal. Vinte e oito alunos receberão o diploma de ACD e 20 alunos o de THD. Os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Icó, Iguatú, Brejo Santo e Tauá também foram contemplados com a formatura de 136 ACDs. Em Limoeiro do Norte, foram formados 24 alunos em ACD e 14 em THD.

Segundo a coordenadora do Projeto THD, Regina Gláucia Ribeiro, somente no segundo semestre de 2008 foram formados 219 ACDs e 50 THDs, sendo beneficiados municípios de nove microrregionais de Saúde. Outras sete turmas do Curso Técnico de Higiene Dental (THD) nas microrregionais de Caucaia, Maracanaú, Baturité, Aracati, Aquiraz, Horizonte e Fortaleza estão previstas para começar neste primeiro semestre de 2009.  O curso também deve ser ofertado à distância para quatro turmas, pelo Projeto E-tec Brasil.

A coordenadora ressalta que a população dos municípios cearenses é a grande beneficiada com a qualificação desses profissionais. “A idéia é que o retorno seja para o município, prioritariamente nas ações coletivas de prevenção da saúde e educação para a saúde. Intensificando o trabalho preventivo e com esses profissionais atuando no PSF (Programa Saúde da Família) ou nos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas), o impacto é a melhoria dos indicadores epidemiológicos das doenças bucais.”

Regulamentação

Foi aprovado pelo Senado, dia 03 de dezembro de 2008, Projeto de Lei da Câmara (PLC 3/07), de autoria do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), ambas de nível médio, que equivalem aos atuais Técnico de Higiene Dental (THD) e Auxiliar de Consultório Dentário (ACD). O texto seguiu para sanção presidencial, assim que o for, a Coordenadoria de Educação Profissional da ESP-CE, fará a atualização da nomenclatura dos cursos, de acordo com a nova lei.

De acordo como o projeto, essas profissões são exclusivas dos portadores de diplomas ou certificados que atendam às normas do Conselho Federal de Educação e daqueles que são formados por escola estrangeira, com diploma revalidado. Os profissionais deverão, obrigatoriamente, registrar-se nos Conselhos Federal e Regional de Odontologia.

Atribuições

O Técnico em Saúde Bucal poderá ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção de doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientações do cirurgião-dentista. Poderá ainda supervisionar o trabalho dos auxiliares em saúde bucal e proceder à limpeza e à anti-sepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares. Também poderá exercer as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.

Já o auxiliar em saúde bucal poderá, entre várias ações, organizar e executar as atividades de higiene bucal; processar filme radiológico; preparar o paciente para atendimento; preparar modelos em gesso e executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br