Curso sobre combate à Violência Doméstica é validado em oficina

2 de fevereiro de 2009 - 10:51

Cursistas de onze municípios e facilitadores participaram, em 19 e 20 de janeiro, de oficina para avaliar o material didático da Capacitação para a Organização de Redes de Atenção às Vítimas de Violência Doméstica. O curso aconteceu em 2006 e capacitou 229 profissionais da área de Saúde, Segurança Pública, Judiciário e Ação Social. Com a oficina, o material didático está validado e, após atualização, será publicado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, servindo de fundamento a novos cursos e estudos sobre o assunto.

Os participantes discutiram problemas comuns e ouviram relatos sobre o impacto do curso e projetos que deram certo. “A riqueza no conteúdo e recursos utilizados (vídeos, apostilas, cds) facilitou bastante o desenrolar dos temas. Isso foi parte determinante para um resultado satisfatório”, afirmou um cursista de Aracati.

Eles também apontaram para a necessidade de ampliação do projeto, com a oferta de novas turmas; fortalecimento da parceria com a segurança pública nos municípios; maior articulação dos gestores municipais e aprimoramento de ações multidisciplinares. “Uma grande surpresa, foi saber que existem muitas pessoas envolvidas com o problema, trabalhando com esforço e dedicação no intuito de combatê-lo ou pelo menos minimizá-lo, gente dedicada e sensível com quem tive a oportunidade de conviver durante a realização da capacitação. Desejo que essa rede cresça e se fortaleça”, disse um médico, participante do curso em Crateús.

Entre as iniciativas práticas após o curso, estão o Centro de Atenção à Mulher – Quixadá; Observatório da Violência – Aracati e Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Criança e Adolescentes – Aracati e Beberibe – em construção.

Também integraram o grupo de trabalho da oficina o grupo técnico da Coordenadoria de Saúde e Sociedade, técnicos do Centro de Educação para as Profissões de Saúde e consultores em enfrentamento à violência e avaliação educacional.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br