PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cooperação Brasil Canadá faz discussão sobre Programas de Ensino

15 de janeiro de 2009 - 19:00

A consultora Nadyne Bedard, do College Rosemont (Canadá), estará na sede da ESP-CE na segunda-feira, 19 de Janeiro, para a 18ª Missão da Cooperação Brasil-Canadá, cujo tema é Elaboração dos Módulos do Programa de Ensino.

O objetivo é apresentar às equipes os documentos necessários à implantação de um programa por competência. Será trabalhado o próprio conceito de abordagem por competência, além de políticas e processos de gestão.

O objetivo geral da Cooperação Brasil-Canadá é reforçar a capacidade institucional das escolas de formação de recursos humanos a fim de desenvolver e ofertar programas de formação técnica segundo a Abordagem por Competência, bem como a capacidade do Estado do Ceará para planificar e gerir a formação de trabalhadores para o setor saúde, baseado na abordagem por competência.

Parceiros

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal Saúde-Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI); o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.

Impacto

O impacto dos programas de formação técnica por competência na área da saúde, esclarece Carmem Cavalcante, é a qualificação da atenção que será prestada por esses trabalhadores. “A formação por competência deve assegurar que o futuro profissional seja capaz de mobilizar, articular e colocar em prática atitudes, conhecimentos e habilidades necessários ao desempenho eficiente e eficaz das atividades requeridas no âmbito da sua função de trabalho”, destaca ela.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br