Ações de Curso sobre Violência Doméstica vão ser avaliadas

15 de janeiro de 2009 - 13:39

A Coordenadoria de Saúde e Sociedade da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove nos dias 19 e 20 de janeiro, no Hotel Magna Fortaleza, a Oficina de Avaliação e Validação do Curso de Capacitação para a Formação de Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica, que foi realizado pela ESP-CE, de forma pioneira, no ano 2006, em onze municípios do Ceará.

O objetivo da oficina, que vai reunir alunos e facilitadores do curso, é colher, por meio de grupos focais, a impressão dos participantes no que se refere ao material pedagógico utilizado, incluindo conteúdo, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, proporcionando assim uma avaliação e validação de forma que o curso possa ser aplicado em todo o país. “Temos solicitações do Maranhão, Rio Grande do Norte e estamos estudando a possibilidade de ofertá-lo novamente em outros municípios do Ceará”, afirma o coordenador Ricardo Albuquerque.

Outro ponto importante a ser trabalhado na oficina é avaliar o impacto da realização do curso nos municípios, já que este resultou em três ações concretas: a formação de uma rede de atenção às vítimas da violência doméstica; a construção de um fluxo de atendimento a essas pessoas e um guia de serviços. Tudo isso com o propósito de realizar um trabalho preventivo e ao mesmo tempo promover um atendimento humanizado e eficiente a quem sofre qualquer tipo de violência doméstica.

A partir do conteúdo trabalhado, surgiram iniciativas como: Centro de Atenção a Mulher – Quixadá; Observatório da Violência – Aracati e Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual de Criança e Adolescentes – Aracati e Beberibe.

Segundo Albuquerque, a avaliação vai ser um momento interessante, porque será possível constatar se as parcerias e articulações construídas a partir do curso continuam até hoje nos municípios. “A partir daí vamos fazer as alterações necessárias para que a formação de redes e guias de serviços sejam ações consolidadas e contínuas nos municípios”, ressalta ele, lembrando que as ações vão de encontro à cultura de omissão e envolvem articulações intersetoriais, com participação de profissionais da Saúde, Segurança Pública, Judiciário e Atenção Psicossocial.

Serviço:

Oficina de Avaliação e Validação do Curso de Capacitação para a Formação de Redes de Enfrentamento à Violência
Local: Hotel Magna Fortaleza
Data e horários: 19.01 (8h às 17h) e 20.01 (8h às 12h)
Municípios participantes: Aracati, Beberibe, Limoeiro do Norte, Crato, Juazeiro, Canindé, Crateús, Sobral, Iguatú, Maranguape e Quixadá.

Informações: Coordenadoria de Saúde e Sociedade da ESP-CE – 3101.1409