ESP-CE prepara seleção de gestores das Policlínicas e CEOs

12 de dezembro de 2008 - 14:57

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) dá continuidade à preparação do processo seletivo de gestores das novas Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Governo do Estado, com a Oficina para Elaboração de Currículo do Curso de Especialização em Gestão. A ESP-CE está responsável pela coordenação de todo a seleção dos novos diretores geral, clínico e administrativo das unidades, que inclui prova objetiva e discursiva; análise de currículo;  avaliação comportamental e especializações em duas modalidades: Gestão de Unidades de Especialidades Médicas e Gestão de Unidades de Especialidades Odontológicas.

Dessa vez estão sendo trabalhados os módulos 3 e 4, que vão definir a linha metodológica a ser utilizada no curso; as estratégias educacionais e a estruturação do Currículo Baseado em Competências. Os trabalhos acontecem na Sala de Videoconferência, na sede da ESP-CE.

Os módulos 1 e 2 foram ministrados nos dias 17 e 18 de novembro passados e o quinto e último módulo está previsto para acontecer em Janeiro, quando serão elaborados o manual do curso e guia dos facilitadores e a montagem do Sistema de Avaliação do Aluno e do Curso

Participam da oficina docentes e especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade de Fortaleza (Unifor) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). O coordenador da oficina, José Batista Cisne, do Centro de Educação para as Profissões de Saúde da ESP-CE, afirma que a sistemática de desenho de currículos baseado em competências é um processo essencialmente coletivo. “A grande vantagem é a adequação do currículo às necessidades do Estado, porque você envolve várias instituições e o resultado é bem mais rico”, ressalta.

O superintendente Haroldo Pontes destaca que, com esse trabalho, a ESP-CE contribui com o Governo do Estado para que as novas unidades de saúde sejam geridas de forma eficaz e os gestores selecionados desempenhem suas funções focadas em resultados, refletindo em atendimento de qualidade para a população.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br