Especialização de Vigilância Epidemiológica encerra módulo

11 de dezembro de 2008 - 14:51

O módulo Dinâmica do Processo de Transmissão de Parasitas do curso de Especialização de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis encerra amanhã, dia 12/12, as suas atividades. O curso – que conta com 30 alunos – é uma promoção da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública (ESP-CE).

Iniciado no último dia 8, este módulo está discutindo questões referentes ao conhecimento da ecologia, da difusão territorial e espacial das doenças parasitárias e infecciosas. Através desse módulo, a ESP-CE espera, segundo Jane Cris Cunha, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, contribuir para a compreensão dos processos de transmissão de parasitas, organização espacial de focos de doenças e identificação de áreas de risco.

As palestras deste módulo estão sendo ministradas pelos professores José Adail Fonseca de Castro e Viriato Campelo, da Universidade Federal do Piauí. O próximo módulo – que enfocará o tema “Principais Programas de Controle de Doenças Transmissíveis” – será aplicado na segunda semana de fevereiro de 2009.

Segundo Jane Cris Cunha, o atual módulo visa aprofundar a discussão do fundamento do parasitismo e da relação hospedeiro-parasito iniciada no módulo “Processo Infeccioso” e, por sua vez, ampliar o repertório de análise das complexas relações entre homem, meio ambiente e bioagentes.

Direcionado aos trabalhadores de saúde, de nível superior, que atuam nos serviços de Vigilância em Saúde, a Especialização em Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis tem como finalidade instrumentalizar os profissionais de saúde com conhecimento para o controle das doenças transmissíveis, modernização das atividades da vigilância epidemiológica em doenças transmissíveis e operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

O curso – que tem apoio financeiro do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde – é realizado em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Universidades estaduais de Pernambuco e Rio de Janeiro.  Iniciadas em fevereiro deste ano, as aulas serão encerradas em fevereiro de 2009.


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br