Especialização em VISA tem último módulo teórico

10 de dezembro de 2008 - 14:47

O Curso de Especialização em Vigilância Sanitária, promovido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado, realiza de 10 a 12 de dezembro, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará, o último módulo teórico, com o tema Vigilância Sanitária de Serviços Relacionados à Saúde.

Agora os 35 alunos, que atuam nas secretarias de saúde dos municípios e Coordenadorias Regionais de Saúde, vão concluir uma pesquisa científica para fechar as 460 horas-aula. Entre os temas pesquisados estão: saúde do trabalhador, saúde ambiental e qualidade da água para consumo humano. São convidados desse módulo os professores: Tereza Rosane Lima; Regina Maria de Carvalho; Débora Rodrigues Guerra; Selma Simões Guerino; José Stênio Ribeiro e Joaquim Montenegro.

Profissional VISA

O curso de pós-graduação em Vigilância Sanitária visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o gerenciamento e operacionalização das ações de vigilância sanitária.

Segundo Alice Pequeno, coordenadora da Vigilância em Saúde da ESP-CE, o curso trabalha dois componentes básicos: desenvolvimento de habilidades interpessoais e metodologia de investigação científica. “O profissional de Vigilância Sanitária – explica ela – lida muito com a promoção da saúde da comunidade, e no seu relacionamento com representantes de instituições, deve ter uma postura como técnico para garantia do direito à saúde”.

Conhecimentos de liderança e trabalho de equipe são outros componentes importantes no perfil do profissional de Vigilância Sanitária. Além de desenvolver habilidades e atitudes, o curso preocupa-se em proporcionar uma mudança na prática profissional voltada à educação em saúde. “É importante desmistificar a figura do profissional como apenas de fiscal. Seu trabalho não tem apenas caráter punitivo, mas também educativo”, enfatiza Alice Pequeno.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br